Análise das técnicas argumentativas presentes nos editoriais do jornal O Democrata GB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.2020v0n66p165-178

Palavras-chave:

Gênero editorial de jornal. O Democrata GB. Técnicas argumentativas

Resumo

 Este trabalho tem como objetivo analisar quais os argumentos quase-lógicos que os redatores de jornal usam na produção de editoriais. Para realização desta pesquisa de caráter qualitativo, foram analisados 5 editoriais de jornal O Democrata GB, de Guiné-Bissau. A base teórica que sustenta este trabalho são os escritos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), que trabalham as técnicas argumentativas, e o trabalho de Garantizado Júnior (2015), em relação à noção de gênero do discurso. Os resultados apontam que no gênero editorial, por ser um texto de natureza argumentativa, os editores aproveitam-se dos argumentos quase-lógicos para persuadir seus públicos leitores e para criar uma certa credibilidade da tese defendida.

Biografia do Autor

Nuna Nunes Correia, PPgEL- UFRN, Natal

Nuna Nunes Correia, guineense (Guiné-Bissau) residente no Brasil, licenciada em Letras-língua portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia  Afro-Brasileira (UNILAB) e mestranda de Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

José Olavo da Silva Garantizado Júnior, Universidade da Integração Internacional da lusofonia Afro-brasileira

Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PPGLin/UNILAB). Doutor e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGL/UFC); Graduado em Letras (Português/Literatura pela UFC). Líder do Grupo de pesquisa em Texto, Discurso e Ensino (TEDE), Coordenador Geral do Projeto de Extensão ProEnem (Unilab) e dos projetos de Pesquisa Plataforma Colaboração, Projeto Acadêmicos e Enem-TEC.

Downloads

Publicado

12/12/2020

Como Citar

NUNES CORREIA, N.; DA SILVA GARANTIZADO JÚNIOR, J. O. Análise das técnicas argumentativas presentes nos editoriais do jornal O Democrata GB. Leitura, [S. l.], n. 66, p. 165–178, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.2020v0n66p165-178. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10685. Acesso em: 5 jul. 2022.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos