e-ISSN: 2317-9945 | ISSN: 0103-6858
Palavras-chave: Gênero editorial de jornal. O Democrata GB. Técnicas argumentativas .
Este trabalho tem como objetivo analisar quais os argumentos quase-lógicos que os redatores de jornal usam na produção de editoriais. Para realização desta pesquisa de caráter qualitativo, foram analisados 5 editoriais de jornal O Democrata GB, de Guiné-Bissau. A base teórica que sustenta este trabalho são os escritos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996), que trabalham as técnicas argumentativas, e o trabalho de Garantizado Júnior (2015), em relação à noção de gênero do discurso. Os resultados apontam que no gênero editorial, por ser um texto de natureza argumentativa, os editores aproveitam-se dos argumentos quase-lógicos para persuadir seus públicos leitores e para criar uma certa credibilidade da tese defendida.
Nuna Nunes Correia, PPgEL- UFRN, Natal
Nuna Nunes Correia, guineense (Guiné-Bissau) residente no Brasil, licenciada em Letras-língua portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e mestranda de Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
José Olavo da Silva Garantizado Júnior, Universidade da Integração Internacional da lusofonia Afro-brasileira
Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PPGLin/UNILAB). Doutor e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGL/UFC); Graduado em Letras (Português/Literatura pela UFC). Líder do Grupo de pesquisa em Texto, Discurso e Ensino (TEDE), Coordenador Geral do Projeto de Extensão ProEnem (Unilab) e dos projetos de Pesquisa Plataforma Colaboração, Projeto Acadêmicos e Enem-TEC.