Análise de figuras retóricas no gênero debate regrado no contexto de sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202272.5-18Palavras-chave:
Sala de aula, Gênero debate regrado, Figuras retóricas.Resumo
Este trabalho, ancorado nos estudos retóricos da linguagem, tem como principal objetivo realizar um estudo acerca do uso de figuras retóricas no gênero debate regrado no contexto de sala de aula. Por Retórica, entende-se uma técnica discursiva que visa provocar a adesão de algum auditório acerca de uma proposta apresentada ao julgamento; por figuras retóricas, compreende-se recursos linguísticos utilizados especialmente a serviço da persuasão; por gênero debate regrado, compreende-se uma situação discursiva devidamente planejada em que debatedores discutem temas importantes, acionando elementos de natureza retórica. Metodologicamente, este estudo filia-se à pesquisa de abordagem qualitativa, pois enfatiza a qualidade das informações. Embasa-se em autores como: Abreu (2009), Aquino (2015), Aristóteles (2011), Citelli (2002), Meyer (2007), Marcuschi (2008), Morais (2019), Perelman e Olbrechts-Tyteca, 2014, Ribeiro (2009), Reboul (2004), Soares (2017), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. O corpus é constituído por um excerto do gênero debate regrado no contexto de sala de aula. O evento comunicativo do debate aconteceu em uma turma do terceiro ano do ensino médio em uma escola de esfera pública do interior de Alagoas. Após a análise, percebeu-se que os interlocutores do referido gênero utilizaram figuras (anáfora, alusão, epístrofe, entre outras) com a intenção de persuadir.