A construção da argumentação quase lógica no gênero discurso de sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.29-40Palavras-chave:
Discurso de sala de aula. Retórica. Argumentos persuasivosResumo
Este trabalho objetiva analisar os argumentos quase lógicos presentes no gênero discurso de sala de aula. Assim, utilizou-se dos estudos retóricos, já que por meio deles é possível estudar o que cada discurso comporta de persuasão. Toma-se a Retórica como a arte de persuadir pelo discurso; e o gênero discurso de sala de aula como pertencente entre os gêneros do argumentar que tem, por sua natureza, elementos persuasivos. Para a continuidade do estudo, utilizou-se a abordagem da pesquisa qualitativa, pois prioriza a qualidade dos dados. O trabalho fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Abreu (2009), Fiorin (2015), Marcuschi (2008), Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958] 2014), Reboul (2004), Santos (1999; 2018), entre outros. Em se tratando das análises, escolheram-se, por questões teóricas, apenas dois momentos/fragmentos do gênero discurso de sala de aula, os quais foram apreciados de acordo com a teoria destacada. Após as análises, percebeu-se que os argumentos quase lógicos engatilham os sentidos persuasivos no gênero em estudo e que os retores recorreram aos seguintes argumentos: definição, inclusão, autofagia, divisão e regra de justiça. Portanto, o uso desses argumentos no gênero discurso de sala de aula não se deu de qualquer maneira, mas teve o objetivo tentar persuadir o auditório social.