Reflexões sobre o trabalho com descritores de língua portuguesa por meio da leitura de tiras cômicas: em foco as técnicas de construção do humor
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202169.442-457Palavras-chave:
Tiras cômicas. Humor. Leitura. Descritores. EnsinoResumo
Neste artigo, refletimos sobre o uso de tiras cômicas no ensino de língua portuguesa por meio de descritores. Nosso objetivo é evidenciar como o uso desse gênero, partindo das técnicas de construção do humor associadas aos descritores de leitura, tem se revelado um material promissor para o desenvolvimento da competência leitora. Para isso, embasamo-nos em estudos sobre o gênero tira cômica, pautados pelo viés da Linguística Textual, interessando-nos os trabalhos de Ramos (2012, 2013, 2017, 2018). No que tange às técnicas de construção do humor, adotamos como referencial teórico especialmente os pressupostos de Possenti (1998, 2018) e Travaglia (1992, 2015). Já em relação às habilidades de leitura e descritores, o trabalho se ancora nas considerações de Carvalho (2018). Este é um estudo qualitativo, de teor exploratório o qual também envolve levantamento bibliográfico. Os resultados obtidos têm nos mostrado como as tiras podem ser um recurso eficaz tanto para o desenvolvimento da habilidade de leitura por meio dos descritores quanto para a aprendizagem e reflexão do uso dos recursos da língua por meio das técnicas de construção do humor.