Grupos de pesquisa e a construção da identidade docente: interseções de trajetórias individuais e coletivas e a produção de conhecimento
Palavras-chave:
Grupos de pesquisa, Identidade profissional docente, Colaboração acadêmicaResumo
Os grupos de pesquisa são essenciais na área de Letras por proporcionarem estrutura acadêmica para a produção e disseminação do conhecimento. Este artigo faz uma breve contextualização histórica desses grupos, destacando seus objetivos e a regulamentação pelo CNPq, entidade criada em 1951, que assegura a credibilidade dessas iniciativas. Compartilhamos aqui a nossa experiência pessoal-profissional em grupos de pesquisa, desde a graduação até o presente momento, enquanto professores universitários. Além disso, ressaltamos a importância da participação nesses grupos para o nosso crescimento enquanto educadores-pesquisadores, visto que a construção de um pensamento crítico e científico também se concretiza através dos encontros, leituras e discussões promovidos nesses coletivos — além da efetiva participação em congressos e publicações acadêmicas. Em uma área que pode ser por vezes solitária, os grupos de pesquisa oferecem também um espaço para colaboração e construção coletiva da identidade profissional docente, além da ampliação da rede de contatos com outros pesquisadores. A partir da nossa memória pessoal e profissional, discutimos acerca dos grupos de pesquisa HEMEPOL (UFRN) e LENUFFLE (UFF), suas histórias, produções e projeções futuras, assim como suas contribuições dentro do nosso campo de atuação.
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