A ressignificação da imagem da criança: uma análise bakhtiniana do vídeo Nuestro México del Futuro

Autores

  • Adail Sobral Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas – UCPEL
  • Fernanda Guimarães Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas – UCPEL

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201555.98-114

Palavras-chave:

Ressignificação, Arquitetônica, Interdiscursividade

Resumo

Investigamos neste estudo como se articulam e se manifestam relações dialógicas no discurso de um vídeo institucional mexicano, produzido em 2012, que causou polêmica ao mostrar crianças vivenciando ficcionalmente situações condenáveis, em diálogo com muitas notícias sobre a violência no México e, assim, criando novos sentidos. Partimos dos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso e de alguns conceitos de Bakhtin, principalmente o conceito de arquitetônica, e o de interdiscursividade. Os resultados apontam um processo de ressignificação da imagem da criança como ponto-chave do discurso de apelo do vídeo, bem como um discurso de denúncia com relação à situação do país.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2015v1n55p98-114

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Publicado

2016-05-03

Como Citar

SOBRAL, Adail; GUIMARÃES, Fernanda. A ressignificação da imagem da criança: uma análise bakhtiniana do vídeo Nuestro México del Futuro. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 98–114, 2016. DOI: 10.28998/2317-9945.201555.98-114. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2310. Acesso em: 16 set. 2024.