O entrelugar do cânone na pós-modernidade: o cânone e os estudos culturais

Autores

  • Carmem Cristiane Borges Losano Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201045.165-189

Palavras-chave:

Cânone, tradição, pós-modernidade

Resumo

Breve descrição dos aportes teóricos da Literatura Comparada, seguida de uma abordagem do cânone, com base na relativização, na modernidade, de sua pertença à tradição literária, para cuja análise são requeridas as teorias de Walter Benjamin, que, de certa forma, revolucionou a noção e o significado do cânone no âmbito das artes. A partir de então, verifica-se a condição de entrelugar do cânone, na pós-modernidade, ante as análises de teóricos adeptos aos Estudos Culturais, como nova tendência de posicionamento da crítica artístico-cultural.


DOI: 10.28998/0103-6858.2010v1n45p165-189

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Publicado

2011-04-26

Como Citar

LOSANO, Carmem Cristiane Borges. O entrelugar do cânone na pós-modernidade: o cânone e os estudos culturais. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 45, p. 165–189, 2011. DOI: 10.28998/2317-9945.201045.165-189. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/251. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários

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