Pressupostos lukacsianos do conceito de forma em Roberto Schwarz
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201963.207-220Palabras clave:
Conceito de forma. Roberto Schwarz. György LukácsResumen
Este artigo objetiva esclarecer os pressupostos teóricos do conceito de forma literária racionalizado por Roberto Schwarz em sua crítica. Para isso, demonstra-se de que modo a noção de forma romanesca desenvolvida por György Lukács foi apropriada e reelaborada por Schwarz, sobretudo em Ao vencedor as batatas (2000a), livro em que se evidenciam os nexos entre a estrutura dos primeiros romances brasileiros e os aspectos sociológicos da classe dominante brasileira à época do Império. Assim, chega-se à constatação de que critérios político-ideológicos aproximam o crítico na periferia do capitalismo e o filósofo húngaro no que concerne ao julgamento de obras de arte.
Lukacsian’s assumptions regarding the concept of form in Roberto Schwarz
This article aims to clarify the theoretical assumptions concerning the concept of literary form developed by Roberto Schwarz in his criticism. To that end, one demonstrates how the notion of form of the novel developed by György Lukács was appropriated and reworked by Schwarz, especially in Ao vencedor as batatas (2000a), a book that shows the link between the structure of the first Brazilian novels and the sociological aspects of the Brazilian ruling class at the time of the Empire. Thus, one can confirm which political-ideological criteria connect the critic in the periphery of capitalism and with the Hungarian philosopher regarding the judgement of works of art.
Keywords: Concept of form. Roberto Schwarz. György Lukács