Reflexões sobre literatura e ensino: uma análise de livro didático a partir dos Novos Estudos do Letramento

Autores/as

  • Míriam Juliana Pastori Bosco Instituto Federal do Paraná (IFPR)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.319-333

Palabras clave:

Ensino de literatura. Ensino Médio. Livro didático. Letramentos

Resumen

Este trabalho propõe uma análise de um recorte de material didático a fim de verificar confluências, dissonâncias e potencialidades em relação aos Novos Estudos dos Letramentos no que diz respeito ao ensino de literatura. O livro didático em questão faz parte do PNLD (Plano Nacional do Livro Didático), no triênio 2018 – 2020, e o corpus constitui-se do primeiro capítulo destinado aos estudos literários, da carta ao estudante e da introdução às orientações ao professor. Os conceitos dos Novos Estudos dos Letramentos ancoram-se, neste trabalho, especialmente em Street (2014, 2006). As reflexões sobre letramentos literários estão baseadas principalmente em estudos de Zaponne (2008). A análise sugere que o corpus apresenta índices de reconhecimento da variedade de letramentos com textos ficcionais, sem, no entanto, aprofundar discussões sobre as relações de poder que os envolvem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Míriam Juliana Pastori Bosco, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutoranda em Letras (Estudos Literários) na Universidade Estadual de Maringá (UEM), professora no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Publicado

2021-04-24

Cómo citar

BOSCO, Míriam Juliana Pastori. Reflexões sobre literatura e ensino: uma análise de livro didático a partir dos Novos Estudos do Letramento. Revista Leitura, [S. l.], n. 68, p. 319–333, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202168.319-333. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10912. Acesso em: 14 ago. 2024.

Número

Sección

Estudos Literários

Artículos similares

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.