A leitura e a construção de sentidos a partir da gíria LGBT no gênero “meme”
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202066.18-34Palavras-chave:
Leitura. Produção de Sentidos. Gênero “meme”. Gíria LGBTResumo
O presente trabalho tem o objetivo de analisar a construção de sentidos no gênero “meme” a partir da gíria do grupo LGBT. Nessa direção, interessa-nos pela análise de viés qualitativo, considerando a interpretação e a descrição como metodologia, uma vez que nos valemos da associação de conhecimentos provenientes de vivências socioculturais. Desse modo, é interessante identificar os sentidos produzidos pelos memes selecionados considerando a gíria como um contexto metalinguístico específico que direciona compreensões alternativas diante do ato de ler. Assim, enaltecemos a teoria das concepções de leitura, juntamente com os conhecimentos prévios: linguísticos, textuais e enciclopédicos, no processo de análise, considerando a produção de sentido como uma ação interpretativa que vai além do texto, isso por considerar o contexto digital como o espaço onde essas leituras se produzem e reproduzem. A análise será feita à luz dos aportes de Koch; Elias (2006, 2015), Kleiman (2016), Marcuschi (2008), Xavier (2010), entre outros. No mais, a produção de sentido mostra-se de caráter múltiplo, uma vez que o signo gírio aciona a intepretação de questões intertextuais, críticas e cômicas, as quais rementem a contextos extralinguísticos também específicos.