As instâncias de enunciação na obra de Sóror Juana Inés de la Cruz: três pessoas em uma só autora
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202170.76-91Palabras clave:
Análise do discurso literário. Cenografia. Instâncias de enunciaçãoResumen
Este artigo apresenta uma análise da cenografia autobiográfica, pelo quadro teórico da Análise do discurso literário (MAINGUENEAU, 2016), a partir de um corpus composto por textos de Sóror Juana Inés de la Cruz (1648-1695), em cruzamento com estudos críticos sobre os escritos da monja mexicana. Este trabalho busca demonstrar o funcionamento da autoria (MAINGUENEAU, 2016) na obra literária, em especial nos textos atravessados pelo discurso de si. Com esta finalidade, são mobilizados o conceito de “instâncias da enunciação”. A obra de Sóror Juana a inscreve em polêmicas, e projeta a imagem de autora na cena intelectual e religiosa da Nova Espanha do século XVII. A tarefa deste estudo é recolocar a questão tida como evidente, mas que resta ainda parcialmente ignorada: a constituição da autoralidade através da cena literária. O estudo considera, por fim, a relação da imagem da autora com a comunidade discursiva que gere suas obras, e as condições de produção de representações que os leitores/comunidade discursiva, críticos e editores historicamente reproduzem e modificam.