Estudos do Letramento e o Grupo de Pesquisa em Línguas e Literaturas LENUFFLE
Resumen
Discorrer sobre pesquisa em línguas em nosso país vai ao encontro de desenvolver reflexões acerca da história das diferentes culturas que povoaram esse imenso continente que é a América Latina, do qual faz parte o Brasil. Longe de termos a pretensão de abordar um histórico tão complexo quanto extenso, nos propomos aqui a tratar do trabalho desenvolvido ao longo de quase duas décadas pelo grupo de pesquisa LENUFFLE _ LEtramento ‘NUmérique’ da xxx para o Francês Língua Estrangeira _ enquanto laboratório de estudos de línguas estrangeiras e/ou adicionais (LE/Lad) e sua interface com os estudos literários. O presente texto é de natureza descritiva, pois se propõe a traçar o percurso desse grupo à luz dos Estudos do Letramento, problematizando o que seja estudar línguas na contemporaneidade. Mais particularmente a partir da Pedagogia dos Multiletramentos ([1996], 2021), um breve panorama sobre letramento(s) e (multi)letramentos, sustentados particularmente em Street, 2014 [1995], Kleiman, 1995, Soares, 1998 e Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020, será apresentado, com o objetivo de demonstrar a complexidade de se pensar a pesquisa em línguas e literaturas como aportes teórico-metodológicos importantes para os estudos em torno dessa área. Trata-se assim de um texto de cunho expositivo, cujas reflexões são debatidas igualmente à luz de Bunzen (2010) e especialmente sob o desenho do Letramento em Línguas (Camelo; xxx, 2019), já que pressupõem a pertinência do trabalho com e para as línguas de forma diversa, sejam estrangeiras, adicionais, de herança, dos povos originários ou de matriz africana, numa perspectiva plurilíngue no que tange às políticas públicas linguísticas.
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Citas
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