Estudos do Letramento e o Grupo de Pesquisa em Línguas e Literaturas LENUFFLE

Autores

  • Joice Armani Galli Universidade Federal Fluminense
  • Raisa Ketzer Porto Universidade Federal Fluminense/UFF

Resumo

Discorrer sobre pesquisa em línguas em nosso país vai ao encontro de desenvolver reflexões acerca da história das diferentes culturas que povoaram esse imenso continente que é a América Latina, do qual faz parte o Brasil. Longe de termos a pretensão de abordar um histórico tão complexo quanto extenso, nos propomos aqui a tratar do trabalho desenvolvido ao longo de quase duas décadas pelo grupo de pesquisa LENUFFLE _ LEtramento ‘NUmérique’ da xxx para o Francês Língua Estrangeira _ enquanto laboratório de estudos de línguas estrangeiras e/ou adicionais (LE/Lad) e sua interface com os estudos literários. O presente texto é de natureza descritiva, pois se propõe a traçar o percurso desse grupo à luz dos Estudos do Letramento, problematizando o que seja estudar línguas na contemporaneidade. Mais particularmente a partir da Pedagogia dos Multiletramentos ([1996], 2021), um breve panorama sobre letramento(s) e (multi)letramentos, sustentados particularmente em Street, 2014 [1995], Kleiman, 1995, Soares, 1998 e Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020, será apresentado, com o objetivo de demonstrar a complexidade de se pensar a pesquisa em línguas e literaturas como aportes teórico-metodológicos importantes para os estudos em torno dessa área. Trata-se assim de um texto de cunho expositivo, cujas reflexões são debatidas igualmente à luz de Bunzen (2010) e especialmente sob o desenho do Letramento em Línguas (Camelo; xxx, 2019), já que pressupõem a pertinência do trabalho com e para as línguas de forma diversa, sejam estrangeiras, adicionais, de herança, dos povos originários ou de matriz africana, numa perspectiva plurilíngue no que tange às políticas públicas linguísticas.

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Biografia do Autor

Joice Armani Galli, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira/Língua e Literaturas Francesas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS, mestrado em Teoria da Literatura pela mesma Instituição e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2004). Professora Associada IV de Língua e Literatura Francesas na Universidade Federal Fluminense - UFF, docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem - PosLing da UFF e líder do grupo de pesquisa LENUFFLE - LEtramento 'NUmérique' da Fluminense para o Francês como Língua Estrangeira. Desde janeiro de 2024, realiza projeto pós-doutoral no campo de estudos do FOS e do FOU, tendo sido 'professeure-invitée', em janeiro do corrente ano, na Université d'Artois/Arras/France.

Raisa Ketzer Porto, Universidade Federal Fluminense/UFF

Doutoranda em Estudos de Linguagem/PosLing pela Universidade Federal Fluminense/UFF, mestra em Drama in Education pela Trinity College Dublin, especialista em ensino de inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, licenciada em Letras (português/ inglês) pela UFF. 

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

GALLI, Joice Armani; KETZER PORTO, Raisa. Estudos do Letramento e o Grupo de Pesquisa em Línguas e Literaturas LENUFFLE. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 460–474, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18337. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont