Pesquisa narrativa, emoção e reflexão na formação de professores
DOI :
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.05-19Résumé
Este artigo tem como meta investigar os impactos da reflexão para a autoconsciência sobre as emoções e as ações de uma professora de Língua Espanhola, em um contexto de formação continuada de um Instituto Federal situado na Bahia. Destacamos a produtividade da Pesquisa Narrativa para o fomento à reflexão no campo da formação de professores. O trabalho está fundamentado em conceitos da Biologia do Conhecer e sua interface com estudos sobre as inter-relações entre emoções, linguagem e reflexão na formação de professores de línguas. A metodologia está pautada na Pesquisa Narrativa com uso de instrumentos tais como autobiografias, questionários, rodas de conversações e entrevistas com análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que a Pesquisa Narrativa propiciou reflexões sobre as emoções e o modo como as ações são por elas influenciadas nesse processo de ensinar-aprender, o que reitera estudos anteriores. Além disso, este trabalho destaca que a reintegração das emoções nos espaços de formação continuada de professores os impulsiona a novas ações, proporcionando sentimentos de valorização fomentados pela Pesquisa Narrativa.