Pesquisa narrativa, emoção e reflexão na formação de professores

Autores

  • Marise Rodrigues Guedes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Rodrigo Camargo Aragão Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.05-19

Resumo

Este artigo tem como meta investigar os impactos da reflexão para a autoconsciência sobre as emoções e as ações de uma professora de Língua Espanhola, em um contexto de formação continuada de um Instituto Federal situado na Bahia. Destacamos a produtividade da Pesquisa Narrativa para o fomento à reflexão no campo da formação de professores. O trabalho está fundamentado em conceitos da Biologia do Conhecer e sua interface com estudos sobre as inter-relações entre emoções, linguagem e reflexão na formação de professores de línguas. A metodologia está pautada na Pesquisa Narrativa com uso de instrumentos tais como autobiografias, questionários, rodas de conversações e entrevistas com análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que a Pesquisa Narrativa propiciou reflexões sobre as emoções e o modo como as ações são por elas influenciadas nesse processo de ensinar-aprender, o que reitera estudos anteriores. Além disso, este trabalho destaca que a reintegração das emoções nos espaços de formação continuada de professores os impulsiona a novas ações, proporcionando sentimentos de valorização fomentados pela Pesquisa Narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marise Rodrigues Guedes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2020-2024). Mestra em Letras, Especialista em Leitura e Produção Textual e Licenciada em Letras pela UESC; bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Santo Amaro. É professora de Línguas Portuguesa e Espanhola do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Itapetinga, desde 2013. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade, Linguagens e Tecnologias - GEPEDET, dessa instituição e do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias e Emoções- FORTE da UESC.

Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Emérita da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidad de Alcalá (2005). Possui graduação em Letras: Português/Inglês pela UESC (1986), graduação em Direito pela mesma Universidade (1993), graduação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Especializados e Psicanalíticos (2018). É Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações - UESC; e Professora Visitante da Universidade Federal de Roraima, bolsista CAPES.

Rodrigo Camargo Aragão, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Linguística pela UFMG e professor no Programa de Pós-graduação e Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Foi professor visitante no Departamento de Linguística Aplicada da Universidade de Jyväskylä na Finlândia. Coordena o grupo de pesquisa FORTE (CNPq/UESC) e é membro da ANPOLL.

Downloads

Publicado

2024-04-20

Como Citar

RODRIGUES GUEDES, Marise; ALOMBA RIBEIRO, Maria D’Ajuda; CAMARGO ARAGÃO, Rodrigo. Pesquisa narrativa, emoção e reflexão na formação de professores. Revista Leitura, [S. l.], n. 80, p. 05–19, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202480.05-19. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/15702. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos