Pesquisa narrativa, emoção e reflexão na formação de professores

Autori

  • Marise Rodrigues Guedes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Rodrigo Camargo Aragão Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.05-19

Abstract

Este artigo tem como meta investigar os impactos da reflexão para a autoconsciência sobre as emoções e as ações de uma professora de Língua Espanhola, em um contexto de formação continuada de um Instituto Federal situado na Bahia. Destacamos a produtividade da Pesquisa Narrativa para o fomento à reflexão no campo da formação de professores. O trabalho está fundamentado em conceitos da Biologia do Conhecer e sua interface com estudos sobre as inter-relações entre emoções, linguagem e reflexão na formação de professores de línguas. A metodologia está pautada na Pesquisa Narrativa com uso de instrumentos tais como autobiografias, questionários, rodas de conversações e entrevistas com análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que a Pesquisa Narrativa propiciou reflexões sobre as emoções e o modo como as ações são por elas influenciadas nesse processo de ensinar-aprender, o que reitera estudos anteriores. Além disso, este trabalho destaca que a reintegração das emoções nos espaços de formação continuada de professores os impulsiona a novas ações, proporcionando sentimentos de valorização fomentados pela Pesquisa Narrativa.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marise Rodrigues Guedes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2020-2024). Mestra em Letras, Especialista em Leitura e Produção Textual e Licenciada em Letras pela UESC; bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Santo Amaro. É professora de Línguas Portuguesa e Espanhola do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Itapetinga, desde 2013. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade, Linguagens e Tecnologias - GEPEDET, dessa instituição e do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias e Emoções- FORTE da UESC.

Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Emérita da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidad de Alcalá (2005). Possui graduação em Letras: Português/Inglês pela UESC (1986), graduação em Direito pela mesma Universidade (1993), graduação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Especializados e Psicanalíticos (2018). É Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações - UESC; e Professora Visitante da Universidade Federal de Roraima, bolsista CAPES.

Rodrigo Camargo Aragão, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Linguística pela UFMG e professor no Programa de Pós-graduação e Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Foi professor visitante no Departamento de Linguística Aplicada da Universidade de Jyväskylä na Finlândia. Coordena o grupo de pesquisa FORTE (CNPq/UESC) e é membro da ANPOLL.

Pubblicato

2024-04-20

Come citare

RODRIGUES GUEDES, Marise; ALOMBA RIBEIRO, Maria D’Ajuda; CAMARGO ARAGÃO, Rodrigo. Pesquisa narrativa, emoção e reflexão na formação de professores. Revista Leitura, [S. l.], n. 80, p. 05–19, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202480.05-19. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/15702. Acesso em: 17 ott. 2024.

Fascicolo

Sezione

Estudos Linguísticos