A metaforização da cidadania

Auteurs-es

  • Virgínia Borges Universidade Federal de Alagoas

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200128-29.177-191

Mots-clés :

Discurso, metáfora, efeitos de sentido, cidadania

Résumé

Este trabalho analisa o processo metafórico que funciona no
discurso dos empresários ao designar a empresa como cidadã. Toma-se
como princípio a assertiva de que o significado metafórico é estritamente
contextual, compreendendo-se que, se a validade da metáfora é uma
validade metafórica, a sua propriedade também é metafórica, o que
implica dizer que o discurso empresarial re-significa o sentido de
cidadania e produz a grande metáfora do mundo moderno: empresa-cidadã.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2001n28-29p177-191

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2019-04-01

Comment citer

BORGES, Virgínia. A metaforização da cidadania. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 28-29, p. 177–191, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200128-29.177-191. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7516. Acesso em: 18 oct. 2024.

Articles similaires

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.