REFLEXÕES SOBRE MODERNIDADE, TURISMO E CAMPO SOCIAL NO ESTADO DE ALAGOAS - BRASIL
Palavras-chave:
Modernidade, Turismo. Campo Social, Alagoas-BrasilResumo
O presente artigo, de caráter ensaístico, visa a contribuir com reflexões sobre modernidade, turismo e campo social sociais no Estado de Alagoas - Brasil. Utilizando o referencial de autores como Giddens (2001), Jameson (2002) e Harvey (1992), dentre outros, sintetizaremos algumas características das transições socioculturais da modernidade para o atual estágio do modo de produção capitalista, período que muitos têm considerado como a “pós-modernidade”. Posteriormente, empreenderemos breve descrição crítica acerca do atual modelo de turistificação no Estado, com base nos conceitos de Habitus e Campo Social, de Pierre Bourdieu. Conclui-se que o turismo em Alagoas está ancorado em roteiros que, em sua dominância, têm se consolidado sob os enunciados de Sol e Mar, tendência natural do turismo de massa que ocorre nas regiões intertropicais do mundo inteiro, em caso mais especifico, no Nordeste Brasileiro, e que também sofre direta influência da formação histórica de uma cultura de alheamento às potencialidades dos patrimônios identitários locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).