Perspectiva de ecoturismo na ilha de Camará-Açu e a relação de pertencimento do pescador local com a APA da Costa do Urumajó

Autores/as

  • Amós Santos Amorim Prefeitura Municipal de Augusto Corrêa, PA
  • Raul Ivan Raiol de Campos Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

Área de Proteção Ambiental. Ecoturismo. Camará-Açu. Pescadores artesanais.

Resumen

O presente artigo aborda a possibilidade de desenvolvimento do ecoturismo em Unidades de Conservação na Amazônia, especificamente na ilha de Camará-Açu pertencente à Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa do Urumajó, localizada na região nordeste do estado do Pará, cuja gestão é de responsabilidade do município de Augusto Corrêa. O estudo objetivou identificar as potencialidades de desenvolvimento de ecoturismo na ilha de Camará-Açu, por meio dos aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais da APA. Esta pesquisa teve como base metodológica levantamentos bibliográficos, documentais e pesquisa de campo. Analisaram-se os aspectos naturais e a vivência do cotidiano dos pescadores artesanais da ilha de Camará-Açu. Os resultados apontam que a ilha apresenta atrativos naturais diferenciados, embora haja problemas ambientais que podem ser solucionados com a elaboração do plano de manejo; a atividade turística ocorre sem planejamento e de forma espontânea; a cultura da pesca e a relação do pescador artesanal com o meio natural são importantes para o desenvolvimento do ecoturismo na ilha.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amós Santos Amorim, Prefeitura Municipal de Augusto Corrêa, PA

Bacharel em Turismo pela Faculdade de Turismo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará. Diretor Municipal  de Turismo de Augusto Corrêa, PA.

Raul Ivan Raiol de Campos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará. Professor Associado do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará. 

Publicado

2019-06-25

Cómo citar

Amorim, A. S., & Campos, R. I. R. de. (2019). Perspectiva de ecoturismo na ilha de Camará-Açu e a relação de pertencimento do pescador local com a APA da Costa do Urumajó. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 9(1), 4–26. Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/5539

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.