“N’biri Birin” renasce: praticando a descolonização do currículo escolar a partir das canções do grupo “N’gola Ritmos” (1947-1959)

Autores

  • Amanda Palomo Alves Instituto Pretos Novos; UFRJ; UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv12n24.2021.0009

Palavras-chave:

“N’gola Ritmos”; pedagogia decolonial; currículo escolar.

Resumo

O artigo apresenta uma proposta de ressignificação de conteúdos relacionados ao colonialismo em Angola com base numa abordagem pedagógica decolonial e inovadora. Para tanto, trabalharemos com canções-lamento do grupo musical angolano “N’gola Ritmos”. As canções, compostas e interpretadas na língua quimbundu, apresentam características importantes relacionadas à cultura nacional, como a tradição oral, e apontam, também, aspectos cruciais relacionados à violência do sistema colonial naquele país. Cumpre destacarmos que a proposta sinaliza possibilidades em torno da descolonização do currículo escolar ao destacar o trabalho de investigação musical realizado pelo líder-fundador do conjunto, Liceu Vieira Dias, e ao iluminar o papel de músicos angolanos que ao valorizarem a alteridade, naquele contexto específico da história, ousaram legitimar suas ações a partir de suas próprias visões de mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Amanda Palomo. Angolano segue em frente: um panorama do cenário musical urbano de Angola entre as décadas de 1940 e 1970. Tese. Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF). Niterói, 2015.

ALVES, Amanda Palomo. Escrever, compor, cantar!: o encontro da literatura angolana com a música no combate ao colonialismo (1940-1950). Convergência Lusíada, v. 31, n. 43, Rio de Janeiro, jan-jun.2020, p. 78-91.

ALVES, Amanda Palomo. Oh, Muxima! A formação da música popular urbana de Angola e o grupo “N’gola Ritmos” (1940-1950). TEL: Tempo, Espaço, Linguagem, Irati, v. 7, n. 2, jul./dez.2016, p. 193-218.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.

COOPER, Frederick; STOLER, Ann Laura (eds.). Tensions of empire: Colonial Cultures in a Bourgeois World, 1997.

DIAS, Juliana B; LOBO, Andréa de S. África em Movimento. Brasília: ABA Publicações, 2012.

CHAVES, Rita. Literatura angolana contra a (des)ordem colonial. In: BRYAN, N. A. P.; BARBOSA, W. do N.; ALMEIDA, W. G. de. (Orgs.). África: passado, presente, perspectivas. Aportes para o ensino de Historia e Culturas Africanas. Uberlandia: Navegando Publicacoes, 2020, p. 163-174.

COELHO, Sebastião. “Liceu Vieira Dias: criador da moderna música angolana” Revista Austral, n.10, out-dez, 1994, p. 16-17.

FALOLA, Toyin. Nacionalizar a África, culturalizar o ocidente e reformular as humanidades na África. Afro-Ásia, 36, 2007, p. 9-38.

FILHO, Wilson Trajano; Juliana Braz Dias. O colonialismo em África e seus legados: classificação e poder no reordenamento da vida social. Anuário Antropológico, v. 40, n. 2, Brasília: UnB, 2014/2015, p. 9-22.

FORTUNATO, Jomo. A modernidade estética da música angolana. Jornal de Angola, 16 de novembro de 2009.

FORTUNATO, Jomo. Lourdes Van-Dúnem: diva do canto dolente. Jornal de Angola, 8 de Novembro, 2010.

FORTUNATO, Jomo. O cancioneiro tradicional na formação da música popular. In: Jornal de Angola, 15 de fevereiro, 2010.

FORTUNATO, Jomo. Homem de cultura e fundador da escola de semba. Jornal Cultura, 30 de junho de 2014.

FORTUNATO, Jomo. Música angolana perdeu Fontinhas. Jornal de Angola, 01 de julho de 2013.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo Sem Fronteiras, v. 12, n.1, Jan/Abr 2012.

GABRIEL, Carmen Tereza; DA COSTA, Warley. Currículo de História, Políticas da Diferença e Hegemonia: diálogos possíveis. Educação e Realidade, v. 36, n.1, Porto Alegre, jan./abr. 2011, p. 127-146.

HOUNTONDJI, Paulin J. Conhecimento de África, conhecimento de Africanos: Duas perspectivas sobre os Estudos Africanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, 2008.

HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. A tradição viva. In: KI-ZERBO, J. (org.). História Geral da África I: metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010, p. 167-212.

HODGES, Tony. Angola: do afro-estalinismo ao capitalismo selvagem. Cascais: Editora Principia, 2001.

KI-ZERBO, Joseph. Para quando África? Porto: Campo das Letras, 2006.

M’BOKOLO, África Negra: história e civilização (Tomo II), Salvador: EDUFFBA; São Paulo: Casa das Áfricas, 2011.

MOORMAN, Marissa Jean. Intonations: a social history of music and nation in Luanda, Angola, from 1945 to recent times. Athens, Ohio: Ohio University Press, 2008.

MATETA, Rosalina. Nacionalistas falam do papel do conjunto ‘N’gola Ritmos’. Jornal de Angola, 11 de Novembro, 2010.

MACÊDO, Tania. Luanda, cidade e literatura. São Paulo: Editora da UNESP; Luanda: Nzila, 2008.

MORAES, José G. Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 20, n. 39, 2000, p. 203-221.

NETO, Maria da Conceição. Ideologias, contradições e mistificações da colonização de Angola no século XX. Lusotopie, 1997, p. 327-359.

NORÉ, Alfredo; ADÃO Áurea. O ensino colonial destinado aos ‘indígenas’ de Angola: antecedentes do ensino rudimentar instituído pelo Estado Novo. Revista Lusófona de Educação, n. 1, Portugal, 2003, p. 101-126.

NAPOLITANO, Marcos. A História depois do papel. In: PINSKY, Carla B. (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2006, p. 235-287.

PADILHA, Laura Cavalcante. Entre voz e letra: o lugar da ancestralidade na ficção angolana do século XX. Rio de Janeiro: EDUFF/PALLAS, 2007.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (Org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2005.

SANTOS, Lorene. Ensino de história e cultura africana e afro-brasileira: dilemas e desafios da recepção à lei 10.639/03. In: PEREIRA, Amilcar A.; MONTEIRO, Ana Maria (orgs.). Ensino de História e Culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.

SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula. Epistemologias do sul. Edições Almedina, Coimbra, 2009.

SANTOS, Boaventura Sousa. Direitos humanos: o desafio da interculturalidade. Revista Direitos Humanos, n.2, junho de 2009, p. 10-18.

SANTOS, Analtino. Fontinhas: Nzaji resplandecente nos céus. Jornal Cultura, n. 34, ano 2, 2013.

SANTOS, Jacques Arlindo dos. ABC do Be Ó. Chá de Caxide, Luanda, 1999.

SILVA, Mário Rui. Estórias da música em Angola: a geração dos anos 1940/1950. Luanda e suas figuras mais marcantes. Revista Austral, n. 16, abr./jun. 1996, p. 33-40.

SOYINKA, Wole. As artes na África durante a dominação colonial. In: BOAHEN, Albert (org.). História Geral da África VII: África sob dominação colonial (1880-1935). Brasília: UNESCO, 2010, p. 625-655.

VANSINA, Jan. A tradição oral e sua metodologia. In: KI-ZERBO, J. (org.). História Geral da África I: metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010, p. 139-166.

WALSH, Catherine. Introducción: Lo pedagógico y lo decolonial: entretejiendo caminos”. In: Pedagogías decoloniales: Practicas insurgentes de resisistir, (re)existir y (re)vivir (Tomo I). Serie Pensamiento Decolonial. Editora Abya-Yala. Equador, 2017.

WEZA, José. O percurso histórico da música urbana luandense: subsídios para a história da música angolana. SOPOL SA. Luanda, 2007.

WA MUKUNA, Kazadi. “Aspectos panorâmicos da música tradicional no Zaire”. In: África: revista do centro de estudos da USP. Volume 8, 1985.

Downloads

Publicado

2021-12-01

Como Citar

Palomo Alves, A. (2021). “N’biri Birin” renasce: praticando a descolonização do currículo escolar a partir das canções do grupo “N’gola Ritmos” (1947-1959). Revista Crítica Histórica, 12(24), 200–221. https://doi.org/10.28998/rchv12n24.2021.0009

Edição

Seção

Dossiê África: saberes, pesquisas e aprendizagens

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.