“N’biri Birin” renasce: praticando a descolonização do currículo escolar a partir das canções do grupo “N’gola Ritmos” (1947-1959)

Autores/as

  • Amanda Palomo Alves Instituto Pretos Novos; UFRJ; UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv12n24.2021.0009

Palabras clave:

“N’gola Ritmos”; pedagogia decolonial; currículo escolar.

Resumen

O artigo apresenta uma proposta de ressignificação de conteúdos relacionados ao colonialismo em Angola com base numa abordagem pedagógica decolonial e inovadora. Para tanto, trabalharemos com canções-lamento do grupo musical angolano “N’gola Ritmos”. As canções, compostas e interpretadas na língua quimbundu, apresentam características importantes relacionadas à cultura nacional, como a tradição oral, e apontam, também, aspectos cruciais relacionados à violência do sistema colonial naquele país. Cumpre destacarmos que a proposta sinaliza possibilidades em torno da descolonização do currículo escolar ao destacar o trabalho de investigação musical realizado pelo líder-fundador do conjunto, Liceu Vieira Dias, e ao iluminar o papel de músicos angolanos que ao valorizarem a alteridade, naquele contexto específico da história, ousaram legitimar suas ações a partir de suas próprias visões de mundo.

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Publicado

2021-12-01

Cómo citar

Palomo Alves, A. (2021). “N’biri Birin” renasce: praticando a descolonização do currículo escolar a partir das canções do grupo “N’gola Ritmos” (1947-1959). Revista Crítica Histórica, 12(24), 200–221. https://doi.org/10.28998/rchv12n24.2021.0009

Número

Sección

Dossiê África: saberes, pesquisas e aprendizagens

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