A história social das religiões e as contribuições teórico-metodológicas de E. P. Thompson
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv14n27.2023.0016Palabras clave:
Edward P. Thompson; História Social das Religiões; HistoriografiaResumen
Na análise de Thompson (2021) sobre a “dissidência”, revela-se o duplo caráter do fenômeno religioso: seu papel social de legitimação da sociedade estabelecida, mas também de crítica e protesto contra esta mesma sociedade. Por um longo tempo, houve certo consenso entre pesquisadores marxistas que a religião seria “o ópio do povo”. Entretanto, a postura dos diferentes grupos religiosos desvinculados da Igreja Anglicana na Inglaterra, durante a segunda metade do século XVIII, demonstrou que é insuficiente e até errôneo tal enfoque teórico. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições teórico-metodológicas de Edward Palmer Thompson (1924-1993) para a compreensão das implicações sociais e políticas do fenômeno religioso a partir da luta de classes. Para tanto, dividiu-se o escrito em duas seções. A princípio, discutem-se os pressupostos mais gerais da “sociologia marxista da religião” e a perspectiva analítica do historiador inglês sobre o fenômeno religioso, em contraposição a uma visão mecanicista da “teoria do reflexo”. Na seção posterior, examinam-se os temas relacionados ao campo religioso na obra A formação da classe operária inglesa, e as contribuições teórico-metodológicas à História Social das Religiões.
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