Currículo da educação profissional: propostas e percepções dos estudantes dos cursos superiores do IFG Campus Uruaçu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp452-472

Palavras-chave:

Currículo. Trabalho. Educação Superior. Formação Integral.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo identificar e analisar a proposta curricular da educação profissional a partir da seguinte questão: como o currículo de educação profissional contribui para a formação do trabalhador sob a percepção do estudante dos cursos superiores do IFG Campus Uruaçu. Com base em estudos como os de Frigotto (2009) e Silva (2007) e em documentos do IFG (2013, 2015) discute-se, as concepções de currículo. O estudo de caso analisou a relação entre o currículo do curso e o mundo do trabalho e concluiu que a proposta do currículo integrado ainda requer um olhar mais propositivo e efetivo para que os estudantes possam vivenciar, na prática de seus cursos, essa nova realidade. Isso porque a questão da fragilidade da relação teoria e prática, a necessidade de se obter experiência prática/técnica durante o estágio foram latentes e apontadas pelos estudantes.

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Biografia do Autor

Gilmara Barbosa de Jesus, Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias Universidade Estadual de Goiás (UEG/GO, 2019).

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ, 2014) e Pós-doutora na Universidade do Porto-Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (FE/UFG, 2005). Especialista em Psicopedagogia (ULBRA/RS, 1998) e em Avaliação Institucional (UEG/GO, 2005). Graduada em Pedagogia (PUC-GO, 1988).Atua como professora titular da Universidade Estadual de Goiás, no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT).

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

JESUS, Gilmara Barbosa de; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira e. Currículo da educação profissional: propostas e percepções dos estudantes dos cursos superiores do IFG Campus Uruaçu. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 452–472, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp452-472. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10105. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

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