Evolução filosófica dos processos educativos e a necessidade da adoção de práticas humanistas como garantia ao bem-estar e à qualidade de vida
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p366-385Palavras-chave:
Educação. Humanismo. Alteridade.Resumo
Esta pesquisa realiza uma análise da evolução filosófica dos processos educativos a partir da necessidade de adoção de práticas humanistas como garantia do bem-estar e qualidade de vida. Desta maneira, é realizada uma reflexão sobre a utilidade dos valores que determinam o mundo da vida, percebendo-se o outro nos processos educativos, uma vez que todo e qualquer ato pedagógico deve ser realizado na alteridade. O estudo partiu de uma metodologia qualitativa, em que, por meio de uma pesquisa bibliográfica, foram analisados autores da esfera da filosofia que serviram de base às reflexões lançadas. Como resultado, pôde-se compreender que a Educação deve ser repensada sob o prisma humanístico para atingir sua finalidade emancipatória e transformadora da realidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).