O ensino de matemática em tempos de pandemia e suas implicações
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p758-777Palavras-chave:
Ensino de matemática, Educação EaD, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Pandemia de Covid-19Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar as implicações e os desafios das aulas EaD/remotas no ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental diante do cenário pandêmico devido à Covid-19. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, abrangendo 32 professores de quatro Estados (AL, BA, SC, SE) que responderam a um questionário online por meio da plataforma SurveyMonkey. Como aporte teórico para análise dos dados, pautou-se em estudos desenvolvidos por pesquisadores da educação matemática que apontam direcionamentos acerca dos processos de ensino na modalidade EaD e da integração das TDIC nos espaços educacionais. Como resultados, os docentes participantes evidenciaram três principais desafios: a falta de acessibilidade dos alunos às aulas intermediadas pelas TDIC; a defasagem na sua formação para a utilização desses recursos e para o planejamento de atividades nos ambientes virtuais e a falta de interação entre professor e aluno, condição necessária para se ensinar e se aprender matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).