Desenvolvimento e avaliação de casos para o ensino de mecanismo de reação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p816-841

Palavras-chave:

Compostos Carbonilados, Casos, Ensino Superior

Resumo

Casos são narrativas utilizadas para ensinar e que aproximam o conteúdo ao cotidiano e/ou às situações profissionais dos alunos, conferindo-lhes um papel ativo na aprendizagem e maior capacidade de resolver problemas. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi desenvolver casos sobre mecanismos de compostos carbonilados, para uso na graduação. Livros e artigos inspiraram as temáticas para compor os casos que foram avaliados por professores universitários, via questionário. Os resultados evidenciaram que os temas selecionados foram propícios para criar narrativas e relacioná-los às reações químicas. Os docentes mencionaram que têm interesse em aplicar os casos em suas aulas e que perceberam a importância desse método para promover autonomia, contextualização e para colocar os alunos no centro do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, não deixaram de refletir que a implementação dos casos exige tempo, habilidade docente e receptividade dos alunos, para que resulte efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kellyn Maria Nebesnik, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Graduada em Química pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Mestre em Química pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.

Elisa Aguayo da Rosa, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Graduada em Química pela Universidade de São Paulo – USP - São Carlos -S.P. Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo – USP - São Paulo. Doutora em Química pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Referências

AZEVÊDO, L. C. de; REIS, M. M.; SILVA, L. A. da; ANDRADE, J. B. Efeito da presença e concentração de compostos carbonílicos na qualidade de vinhos. Química Nova, v. 30, n. 8, p. 1968, 2007

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979. 225 p.

BENNETT, N.; CORNELY, K. Thalidomide makes a comeback: a case discussion exercise that integrates biochemistry and organic chemistry. Journal of Chemical Education, v. 78, n. 6, p. 759, 2001.

BOUD, D.; FELETTI, G. Changing problem-based learning: Introduction to the second edition. In: –––––– The challenge of problem-based learning. Londres: Kogan Page, 2 ed. p. 1-14, 1997

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara De Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Resolução CNE/CES 1.303/2001. Diário Oficial da União, 2001.

BRUICE, P. Y. Química Orgânica. 4. ed. v.2. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

CAMPBELL, M.; POWERS, T. M.; ZHENG, S. Teaching with the case study method to promote active learning in a small molecule crystallography course for chemistry students. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 2, p. 270-274, 2016.

CARVALHO, A. M. P. de. O Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneita Thomson Learning Editores, 2004.

CHIAVENATO, I. Princípios da administração: o essencial em teoria geral da administração. 2. ed. São Paulo: Editora Manole, 2006.

CHOWDHURY, M. A. Incorporating a soap industry case study to motivate and engage students in the chemistry of daily life. Journal of Chemical Education, v. 90, n. 7, p. 866-872, 2013.

CLIFF, W. H.; CURTIN, L. N. The directed case method. Journal of College Science Teaching, v. 30, n. 1, p. 64-66, 2000.

CLISSOLD, S. P. Paracetamol e fenacetina. Drogas, v. 32, n. 4, p. 46-59, 1986.

DA SILVA, J. A. O sujeito psicológico e o tempo da aprendizagem. Cadernos de Educação| FaE/PPGE/UFPel| Pelotas, v. 32, p. 229-250, 2009.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.

FREIRE, M. S.; SILVA, M. G. L. Vivenciando a estratégia de resolução de problemas: dificuldades de futuros professores de química. Educação Química, v. 25, n. 1, p.30-34, 2014.

FREITAS, R. A. M. da M. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 2, p. 403-418, 2012.

GRUPO DE PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA DO IQSC. Casos Investigativos. Disponível em: < http://www.gpeqsc.com.br/>. Acesso em 30 jun. 2019.

HERREID, C. F. Sorting potatoes for Miss Bonner. Journal of college science teaching, v. 27, n. 4, p. 236-239, 1998.

HERREID, C. F. Can case studies be used to teach critical thinking? Journal of College Science Teaching, v. 33, n. 6, p. 12-14, 2004.

HERREID, C. F. Using Case Studies to Teach Science. Education: Classroom Methodology. American Institute of Biological Sciences, 2005.

HERREID, C. F. Start with a story: The case study method of teaching college science. NSTA press, 2007.

LEITE, L.; AFONSO, A. Aprendizagem baseada na resolução de problemas. Características, organização e supervisão. Boletín das Ciencias, 48, 253-260, 2001.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 23. ed. São Paulo: Loyola, 2009.

MARIN, M. J. S.; LIMA, E. F. G.; PAVIOTTI, A. B.; MATSUYAMA, D. T.; SILVA, L. K. D.; GONZALEZ, C.; DRUZIAN, S.; ILIAS, M. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem, Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 13-20, 2010.

MASSENA, E. P.; GUZZI FILHO, N. J.; SÁ, L. P. Produção de casos para o ensino de Química: uma experiência na formação inicial de professores. Química Nova, v. 36, n. 7, p. 1066-1072, 2013.

MESQUITA, S. K. da C.; MENESES, R. M. V.; RAMOS, D. K. R. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trabalho, Educação e Saúde, v. 14, n. 2, p. 473-486, 2016.

MORESI, E. et al. Metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, v. 108, p. 24, 2003.

NICOLINE, A. Qual será o futuro das fábricas de administradores? Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 2, p. 44-54, 2003.

PÁDUA, E. M. M. Metodologia de pesquisa: Abordagem teórico-prática. Campinas-SP: Papirus, 1997.

PASSOS, K. dos. Estudo de Casos sobre a química dos carboidratos: contribuições para a formação profissional dos estudantes de química da UFRGS. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016.

PÉREZ, D. G. Contribución de la historia y de la filosofía de las ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, p. 197-212, 1993.

PERRENOUD, P. A formação dos professores no século XXI. In: PERRENOUD, P. et al. As competências para ensinar no século XXI: A formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 11-34.

RINGAN, N. S.; GRAYSON, L. Molecular Modelling in the Undergraduate Chemistry Curriculum: The Use of beta-Lactams as a Case Study. Journal of chemical education, v. 71, n. 10, p. 856, 1994.

SÁ, L. P. A argumentação no ensino superior de química: investigando uma atividade fundamentada em estudos de casos. 153 f. Dissertação (Mestrado em Química Analítica) - Instituto de Química de São Carlos, São Carlos, 2006.

SÁ, L. P.; FRANCISCO C. A.; QUEIROZ S. L. Estudos de caso em química. Química Nova, v. 30, n. 3, p. 731, 2007.

SÁ, L. P.; KASSEBOEHMER, A. C.; QUEIROZ, S. L. Casos investigativos de caráter sociocientífico: aplicação no ensino superior de Química. Educación Química, v. 24, p. 522-528, 2013.

SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L. Estudo de casos no ensino de química. Campinas: Editora Átomo, 2010.

SAVIANI, D. Interlocuções pedagógicas: conversas com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. São Paulo: Autores Associados, 2010.

SCHABER, P. M. et al. Juicing the juice: A laboratory-based case study for an instrumental analytical chemistry course. Journal of Chemical Education, v. 88, n. 4, p. 496-498, 2011.

SILVA, S. F.; NÚÑEZ, I. B. O ensino por problemas e trabalho experimental dos estudantes-reflexões teórico-metodológicas. Química Nova, v. 25, n. 6/B, p. 1197-1203, 2002.

SOUZA, S. C. de; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, v. 5, p. 182-200, 2015.

TÄRNVIK, A. The multiple-case method. Journal of College Science Teaching, v. 32, n. 2, p. 94-97, 2002.

VOLHARDT, P.; SCHORE, N. Química Orgânica: estrutura e função. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

WARTHA, E. J.; LEMOS, M. M. Abordagens investigativas no ensino de Química: limites e possibilidades. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 12, n. 24, p. 5-13, 2016.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

NEBESNIK, Kellyn Maria; DA ROSA, Elisa Aguayo. Desenvolvimento e avaliação de casos para o ensino de mecanismo de reação. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 816–841, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p816-841. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11299. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 64 65 66 67 68 69 70 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.