Aprendizagem baseada em projetos

possibilidades para a educação em saúde no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p453-464

Palavras-chave:

Educação em saúde, Aprendizagem baseada em projetos, Ensino-aprendizagem

Resumo

Esse estudo investiga as contribuições da aprendizagem baseada em projetos para o processo de ensino-aprendizagem da educação em saúde no contexto escolar. Considerou-se um projeto interdisciplinar desenvolvido coletivamente por docentes das disciplinas de Ciências, Educação Física e Língua Portuguesa, durante os segundo e terceiro trimestres do ano letivo de 2018, com escolares do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública do Rio Grande do Sul. Os resultados demonstraram que o projeto foi desenvolvido a partir de discussões coletivas, considerando a realidade e especificidades do contexto escolar. As ações foram idealizadas e desenvolvidas de forma interdisciplinar e proporcionaram práticas pedagógicas em saúde planejadas e articuladas ao currículo, assim como a participação dos familiares nas atividades escolares pertinentes ao projeto.

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Biografia do Autor

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Educação Física, é Especialista em Atividade Física e Saúde, Mestra em Educação Física e Doutora em Educação em Ciências, Química da vida e Saúde. É integrante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida - GENSQ (UFSM) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção e Educação em Saúde - GEPPES (UNIPAMPA). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciada em Ciências Biológicas, é Especialista em Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade. Mestranda em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde (UFRGS). Integrante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida - GENSQ (UFSM).

Carolina Braz Carlan Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Educação Física, é Especialista em Treinamento, Musculação e Atividade Física. Mestra e Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Professora pesquisadora do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida - GENSQ (UFSM).

 

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

MENEZES, Karla Mendonça; CANDITO, Vanessa; RODRIGUES, Carolina Braz Carlan. Aprendizagem baseada em projetos: possibilidades para a educação em saúde no contexto escolar. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 453–464, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p453-464. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11356. Acesso em: 22 dez. 2024.

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