Caminhos traçados

a formação de professores em educação ambiental a partir da análise integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp514-536

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Ambiental, Análise Integrativa.

Resumo

O artigo problematiza o panorama da formação de professores em Educação Ambiental (EA) entre desafios e potências. Tem-se por objetivo mapear e analisar a produção acadêmica e científica entre 1992 e 2017 em língua espanhola e em língua portuguesa disponível no Portal de Periódicos da Capes referente à formação de professores em EA. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa, bibliográfica e documental a partir da Análise Integrativa. Os resultados demonstram desafios infraestruturais, pessoais, institucionais e ideológicos que atravancam o desenvolvimento de formações significativas e potências quando se utiliza diferentes espaços, agentes e instituições para gerar experimentações através de metodologias plurais e diversificadas no fazer EA através da docência.

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Biografia do Autor

Rodrigo Müller Marques, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutorando em Ambiente e Desenvolvimento, na Universidade do Vale do Taquari - Univates, Mestre em Ambiente e Desenvolvimento e graduado no curso de Licenciatura em História pela mesma Universidade. Pesquisador das áreas de Educomunicação, Educação, Educação Ambiental, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino e na aprendizagem e áreas afins da História e suas tecnologias. Já foi bolsista de Iniciação Científica no projeto Práticas Ambientais e Redes Sociais III: Comunicação e Cidadania. Também já atuou como bolsista de Extensão, na mesma Instituição e na área de Educação Patrimonial e atuou no Programa de Iniciação a docência (PIBID). Tem experiências na área de Comunicação, Educação Patrimonial, Educação Ambiental, Ensino de História, Legislação Educacional, Formação de/com professores e Informática. Atua principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Mediações, Mídias, Redes Sociais, Meio Ambiente, TICs, Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Educação Ambiental, Formação de Professores, Metodologia de Pesquisa, Análise de discurso, Educomunicação, Educação e Ensino de História.

Jane Márcia Mazzarino, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui doutorado e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991). Bolsista Produtividade CNPq PQ2. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates - nota 5 Capes. Professora dos cursos de Comunicação Social e Medicina, na mesma instituição. Em sua atuação conecta saberes científicos e tradicionais movimentados por processos expressivos, inspirados tanto pela formação acadêmica quanto pela formação complementar: Gaia Educacion for Sustentability, Dragon Dreaming (Introdução e Aprofundamento), Vivências com a Natureza (Instituto Romã), Yoga Integral (União Brasileira de Professores Profissionais de Yoga), Formação em Arteterapia no Contexto Social e Institucional (Infapa), Formação Internacional em Ecopsicologia Aplicada Ecotuner (Internacional Ecopsycology Society/Instituto Brasileiro de Ecopsicologia - em andamento). Facilita processos de transformação, explorando possibilidades abertas pela comunicação, pela arte e pela ecosofia. Atua interdisciplinariamente a partir da área de Comunicação, aprofundando-se em temas como comunicação ambiental, educação ambiental, ecologia profunda, ecopsicologia, expressão criativa, saúde, movimentos socioambientais, metodologias colaborativas, formação para a sustentabilidade, desenvolvimento humano.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

MARQUES, Rodrigo Müller; MAZZARINO, Jane Márcia. Caminhos traçados: a formação de professores em educação ambiental a partir da análise integrativa. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 514–536, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp514-536. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12263. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

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