Entre limites e possibilidades

participação de crianças na prática pedagógica e intencionalidade docente

Autores

  • Rafaely Karolynne do Nascimento Campos Instituto Federal de Sergipe
  • Tacyana Karla Gomes Ramos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p219-239

Palavras-chave:

Participação, Práticas pedagógicas, Educação infantil, Intencionalidade docente

Resumo

O presente artigo propõe-se a problematizar a intencionalidade pedagógica, imprescindível nas práticas cotidianas com crianças em contextos educativos, como forma de efetivar a participação infantil nas práticas que lhes são dirigidas, numa perspectiva de garantia dos direitos das crianças em contextos de vida coletiva. Participaram da pesquisa um grupo de 17 crianças com idade de três e quatro anos e sua professora, integrantes de uma escola pública de Educação Infantil da cidade de Aracaju/SE. Foram utilizados os procedimentos metodológicos da pesquisa etnográfica: observação participante com anotações em diário de campo e gravações em vídeo. Os dados produzidos revelam que a concretização dos princípios de participação pressupõe que os adultos sejam capazes de possibilitar formas de participação ativa das crianças nas ações pedagógicas que lhes são dirigidas.

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Biografia do Autor

Rafaely Karolynne do Nascimento Campos, Instituto Federal de Sergipe

Doutora em Educação e pedagoga do Instituto Federal de Sergipe

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação e professora da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento; RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Entre limites e possibilidades: participação de crianças na prática pedagógica e intencionalidade docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 219–239, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p219-239. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12662. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate

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