Educação infantil e currículo

o entusiasmo da cultura e a alegria da criança na superação de uma educação homogeneizadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p74-93

Palavras-chave:

Educação Infantil, BNCC, Cultura e Alegria

Resumo

Este texto parte do debate sobre a obrigatoriedade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil, cotejando aspectos sociopolíticos e culturais presentes no cenário brasileiro. Buscou-se construir uma versão curricular em uma perspectiva dialética de educação infantil, inspirada em conceitos e produções marxistas. A questão é: no modelo proposto pela BNCC, haverá espaço para o entusiasmo da cultura e da alegria da criança na Educação Infantil? A metodologia investigativa abrange leitura analítica de documentos, livros e artigos sobre a operacionalização dos diferentes aspectos da BNCC durante o período pandêmico. Aprofunda-se a reflexão sobre os processos contraditórios e as consequências geradas pela “implementação” da BNCC no trabalho docente e na formação cultural de crianças de até seis anos.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

BARBOSA, Ivone; TELES MARTINS SILVEIRA, Telma Aparecida; SOARES, Marcos Antônio. Educação infantil e currículo: o entusiasmo da cultura e a alegria da criança na superação de uma educação homogeneizadora. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 74–93, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p74-93. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12698. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate