Histórias de aprendizagem e cotidiano

a narratividade compondo o currículo na/para a educação infantil

Autores

  • Sariane da Silva Pecoits Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / PMPA
  • Claines Kremer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Queila Almeida Vasconcelos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp517-533

Palavras-chave:

Currículo Narrativo, Educação Infantil, Narratividade

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo tecer considerações e reflexões sobre Educação Infantil e currículo. O trabalho situa-se teoricamente no campo da Pedagogia da Infância em interlocução com autores que contribuem para problematizar as prescrições curriculares para esta etapa da educação básica. São abordados os conceitos de Cotidiano e Narratividade como fios condutores da discussão, aqui considerados como elementos constitutivos de um Currículo Narrativo para a Educação Infantil. Finaliza-se com uma breve discussão sobre as Histórias de Aprendizagem como uma prática avaliativa que sustenta a articulação de ambos os conceitos na composição de um Currículo Narrativo como anuncio uma educação que valoriza os saberes, os interesses e as experiências de aprendizagem das crianças na escola.

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

DA SILVA PECOITS, Sariane; KREMER, Claines; VASCONCELOS, Queila Almeida. Histórias de aprendizagem e cotidiano: a narratividade compondo o currículo na/para a educação infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 517–533, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp517-533. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13388. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s):culturas, docência e formação em debate