Formação continuada na/da Educação Infantil com foco na Educação Especial

Autores

  • Renata Duarte Simões Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Alexandro Braga Vieira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Clayde Aparecida Belo da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p299-318

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação Especial, Educação Infantil

Resumo

O presente estudo discute propostas de formação continuada na/da escola e a inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil. Fundamenta-se em Boaventura de Sousa Santos (2006, 2007, 2008) e na pesquisa-ação colaborativo-crítica por observação, narrativas e momentos de formação na/da escola. Registra os dados em diário de campo e gravadores, com coleta de abril a dezembro de 2017. Como resultados, destaca a escola como espaço de formação docente; a formação na/da escola que articula teoria e prática, fortalecendo as redes de apoio à aprendizagem de crianças público-alvo da Educação Especial; e o direito à inclusão desde a Educação Infantil.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

SIMÕES, Renata Duarte; VIEIRA, Alexandro Braga; SILVA, Clayde Aparecida Belo da. Formação continuada na/da Educação Infantil com foco na Educação Especial. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 299–318, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p299-318. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13659. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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