Formação em contexto

as percepções de professoras dos anos iniciais em Fortaleza (CE)

Autores

  • Petrônio Cavalcante UFPA
  • Francione Charapa Alves UFCA
  • Maria Socorro Lucena Lima UECE

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14074

Palavras-chave:

Formação continuada, formação em contexto, prática pedagógica

Resumo

Objetiva-se compreender as percepções de professoras dos anos iniciais, em Fortaleza-CE, sobre a formação em contexto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com entrevista semiestruturada junto a sete professoras de uma escola pública municipal, com dados examinados à luz da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que é ofertada uma formação continuada sob uma perspectiva crítica e reflexiva, mas que as professoras não constroem essa formação coletivamente. Além disso, os temas da formação não são definidos por professores e coordenadores pedagógicos, mas pela Secretaria de Educação.

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Biografia do Autor

Petrônio Cavalcante, UFPA

Professor efetivo da Secretária Municipal da Educação de Fortaleza, Ceará. Doutorando em Educação, na linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educativas pela Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA, 2022-2026). Atualmente, integra o quadro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pelo Prof. Dr. Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e alfabetização.

 

 

Francione Charapa Alves, UFCA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri- UFCA.Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC/CAPES-DS, linha Educação, Currículo e Ensino ( 2012-2016) com Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa- UL, Portugal (2015-2016). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE, linha de pesquisa Didática e Formação Docente/CAPES (2009-2011)

Maria Socorro Lucena Lima, UECE

Doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2001) com Pós-doutorado em Educação junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Universidade de São Paulo-USP (2007), com Estágio na Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995), Graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Integra o quadro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual Estadual - UECE, na linha Docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Foi Professora Visitante na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB 2017-2019. Pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores - GEPEFE e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador e ELOSS - Educação e Cooperação Su -Sul - UNILAB.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Estágio Curricular Supervisionado, trabalho docente, práticas escolares, docência no ensino superior e formação continua e professores. 

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Publicado

2023-03-25

Como Citar

CAVALCANTE, Petrônio; ALVES, Francione Charapa; LIMA, Maria Socorro Lucena. Formação em contexto: as percepções de professoras dos anos iniciais em Fortaleza (CE). Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14074, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14074. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14074. Acesso em: 22 dez. 2024.

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