A centralidade da compreensão humana em tempos de incerteza

a racionalidade aberta, a ética e a poesia para um humanismo regenerado

Autores

  • Ricardo Antunes de Sá UFPR
  • Flavia Roldao UFPR - UNIBRASIL
  • Jacqueline Lindstron UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p1-12

Palavras-chave:

Complexidade, Compreensão Humana, Educação, Pensamento Complexo

Resumo

Esse ensaio teórico-bibliográfico traz a compreensão humana como ideia-chave do pensamento moriniano na educação. Demarca a importância da ética e reconhece a dimensão poética da existência como vias de acesso ao conhecimento.

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Biografia do Autor

Ricardo Antunes de Sá, UFPR

PROFESSOR. PESQUISADOR

 

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

ANTUNES DE SÁ, Ricardo; ROLDAO, Flavia; LINDSTRON, Jacqueline. A centralidade da compreensão humana em tempos de incerteza: a racionalidade aberta, a ética e a poesia para um humanismo regenerado. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 1–12, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p1-12. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14080. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

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