Experimentações docentes no curso de pedagogia da FACED/UFAM

diálogo interdisciplinar sobre as múltiplas realidades Amazônicas

Autores

  • Francisauro Fernandes da Costa Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Heloisa da Silva Borges Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Cláudio Gomes da Victória Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14085

Palavras-chave:

Educação na Região Amazônica, Curso de Pedagogia, Estágio Docente, UFAM

Resumo

Este texto resulta das experiências vivenciadas no estágio docente no Ensino Superior, realizado na disciplina “Educação na Região Amazônica” no curso de Pedagogia da FACED/UFAM. Trata-se de um estudo de enfoque qualitativo, evidenciando a imprescindível contribuição da disciplina para a compreensão da região amazônica sob as dimensões territoriais, educacionais, culturais, econômicas, políticas, socioambientais. Destaca-se ainda a importância do estágio docente para a formação acadêmica dos sujeitos envolvidos no processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra. Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico. Atualmente Coordenadora Institucional do Parfor-UFAM. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores na Amazônia (CNPq/2022).

Cláudio Gomes da Victória, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Líder do Grupo de Pesquisa Formação do Educador (a) no Contexto Amazônico do PPGE/FACED/ UFAM. Foi chefe do Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação da UFAM (2016 - 2018). Atualmente é diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, diversidade cultural, interculturalidade, educação escolar indígena, escola ribeirinha, história oral e juventude

Referências

BANIWA, Gersem. Amazônia: espaço plural e abundante de vida. Resistências. Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas – Seção Sindical do ANDES-SN. Ano I, nº 1, pp. 20-23, dez, 2019.

BECKER, Bertha K. Geopolítica da Amazônia. Estudos Avançados 19 (53), 2005. Disponível em: . Acesso em: 04 abr. 2021.

FRAXE, Therezinha de Jesus Pinto; WITKOSKI, Antônio Carlos and MIGUEZ, Sâmia Feitosa. O ser da Amazônia: identidade e invisibilidade. Cienc. Cult. [Online]. vol.61, n.3, pp.30-32, 2009.

FRANCO, Zilda Gláucia Elias; NOGUEIRA, Eulina Maria Leite; MARQUES, Saray. Balsa Escola: Educação de Tempo Integral em uma escola localizada no campo em Humaitá no Estado do Amazonas. Revista e-Curriculum do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p2052-2073>. Acesso em: 20 jun. 2021

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia e Política: ensaios. 5 ed. São Paulo, Cortez - Coleção Questão de Nossa Época, vol. 23, 2001.

LIMA, Fábio Souza. As Raízes da Faculdade de Educação da UFAM: uma análise do contexto em que a instituição se desenvolveu (1960 a 1980). Revista Amazônida v. 1, n. 1 l 2020 [ e-ISSN: 2527-0141].

NEVES, Diogo Labiak. Amazônias múltiplas: espaço, gente e reprodução. Resistências. Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas – Seção Sindical do ANDES-SN. Ano I, nº 1, pp. 20-23, dez, 2019.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (P. 15 a 34). Disponível em: . Acessado em: 08 de junho 2021.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.

POJO, E. C. Gapuiar de saberes e processos educativos e identitários na comunidade do Rio Baixo Itacuruçá, Abaetetuba – PA. Doutorado em Ciências Sociais. Campinas: IFCH/UNICAMP, p. 243f, 2017.

PINTO, Fabiana de Freitas; VICTÓRIA, Cláudio Gomes da. “Educação Indígena e Educação Ribeirinha: singularidades e diferenças, desafios e aprendizagens no contexto amazônico. Disponível em: <18096_8932.pdf (bruc.com.br)>. Acesso em: 02 abr. 2021.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.

Publicado

2023-03-25

Como Citar

COSTA, Francisauro Fernandes da; BORGES, Heloisa da Silva; VICTÓRIA, Cláudio Gomes da. Experimentações docentes no curso de pedagogia da FACED/UFAM: diálogo interdisciplinar sobre as múltiplas realidades Amazônicas . Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14085, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14085. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14085. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.