Entre a necessidade da teoria e a urgência da prática

por uma ecologia de saberes na formação de professores de Português

Autores

  • Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ana Márcia Ruas de Aquino Universidade Estadual de Montes Claros https://orcid.org/0000-0001-5639-5257
  • Evilázia Ferreira Martins Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14156

Palavras-chave:

formação de professores, Letras Português, Teoria, Prática, Saberes docentes

Resumo

Este estudo discute a formação de professores de português considerando a necessidade de as licenciaturas contemporâneas produzirem intercessões mais sólidas entre os saberes da teoria e os saberes da prática. Para tanto, parte das considerações de Santos (2005) sobre ecologia de saberes e analisa o ementário de um curso de Letras de uma universidade pública, delineando categorias de análise que buscam, no ementário do curso, a ocorrência de lexias com valor teórico-conceitual (1) ou prático-operatório (2), a fim de compreender o funcionamento dessa intercessão. Os resultados indicam que o ementário do curso pesquisado delineia uma fronteira nítida entre teoria e prática. Conclui-se que propalar a necessidade de levar saberes da escola – uma epistemologia do sul – para a universidade não apenas melhora a formação docente, porque a atravessa de sentidos e vivências, mas também prestigia a escola como instância de produção de saberes.

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Biografia do Autor

Ana Márcia Ruas de Aquino, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Letras pela PUC-Minas e Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Evilázia Ferreira Martins, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG e professora da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES).

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo; AQUINO, Ana Márcia Ruas de; MARTINS, Evilázia Ferreira. Entre a necessidade da teoria e a urgência da prática: por uma ecologia de saberes na formação de professores de Português. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14156, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14156. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14156. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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