Uma proposta para o ensino de geometria espacial

sólidos de revolução e o geogebra

Autores

  • Maria Graciene Moreira Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Francisco Régis Vieira Alves IFCE
  • Francisco José de Lima IFCE

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14232

Palavras-chave:

Visualização Geométrica, Ensino de Matemática, GeoGebra, Sólidos de Revolução

Resumo

Dadas as dificuldades dos estudantes na compreensão de figuras tridimensionais quando esboçadas no plano bidimensional em sala de aula, como o quadro ou lousa branca, vimos a necessidade de propor este estudo. O trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática para a introdução do ensino de sólidos de revolução com o aporte do software GeoGebra, norteada pelas dialéticas da Teoria das Situações Didáticas. Como metodologia, adotamos a Engenharia Didática em suas duas primeiras fases – análises preliminares e análise a priori -  dado o fato de que este é um trabalho em andamento. Como resultados trazemos uma construção que pode ser utilizada pelo professor para explorar conceitos geométricos de área e da visualização da passagem de figuras 2D para 3D, estimulando a visualização geométrica do estudante por meio da manipulação de comandos no GeoGebra. Desse modo, busca-se colaborar com a prática do professor de matemática. Este estudo é fruto de uma pesquisa em andamento realizada no curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), logo, almejamos desenvolver esta construção em sala de aula e continuar as duas fases posteriores da Engenharia Didática, com coleta de dados empíricos. 

 

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Biografia do Autor

Francisco Régis Vieira Alves, IFCE

Francisco Régis Vieira Alves ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3710-1561

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista de produtividade do CNPQ – PQ2. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação profissional tecnológica. Professor titular do IFCE – departamento de Matemática e Física. Coordenador acadêmico do Doutorado em rede RENOEN, polo IFCE. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Ensino de Ciências e Matemática. Página pessoal: https://ifce.academia.edu/RegisFrancisco/Journal-Articles. Endereço para correspondência: Avenida Treze de Maio, 2081, 60040-215, Fortaleza, Ceará, Brasil. E-mail: fregis@ifce.edu.br .

Francisco José de Lima, IFCE

Doutor em Educação (UNIMEP). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE campus Cedro. Cedro, Ceará, Brasil. Rua 01, s/n, Conjunto habitacional, Distrito de Várzea da Conceição, Cedro, Ceará, Brasil, CEP: 63.400-00. E-mail: franciscjose@ifce.edu.br.
ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5758-5159.

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Publicado

2023-03-25

Como Citar

SANTOS, Maria Graciene Moreira; ALVES, Francisco Régis Vieira; LIMA, Francisco José de. Uma proposta para o ensino de geometria espacial: sólidos de revolução e o geogebra. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14232, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14232. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14232. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

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