As representações sociais da educação física na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14840

Palavras-chave:

Representação Social, Formação de Professores, Formação Inicial

Resumo

Objetivou-se discutir as representações sociais da Educação Física na formação inicial de professores e suas associações com as subáreas biodinâmica, sociocultural e pedagógica. A pesquisa procurou observar se as representações sociais dos estudantes ingressantes são diferentes dos concluintes, sendo assim influenciadas pelo curso. Para atingir o objetivo da pesquisa, 220 estudantes, de três cursos de graduação em Educação Física da cidade do Rio de Janeiro, responderam ao Teste de Associação Livre de Palavras. Os resultados observados mostram que as representações sociais sobre Educação Física estão associados à subárea Biodinâmica para os ingressantes e para os concluintes, não havendo diferença no Núcleo Central das representações sociais na comparação entre os grupos A pesquisa concluiu que, independentemente do momento em que os alunos se encontravam, as representações sociais da Educação Física na formação de professores estão associadas à subárea biodinâmica e que, ao invés de fomentar a diversidade epistemológica, o curso parece estar reforçando a perspectiva biodinâmica da área.

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Biografia do Autor

Felipe da Silva Triani, Programa de Pó-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGCEE-UERJ

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor pelo Programa de Pó-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGCEE-UERJ.

Renato Cavalcanti Novaes, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Silvio de Cassio Costa Telles, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGCEE-UERJ. Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho - UGF.

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Publicado

2023-05-10

Como Citar

TRIANI, Felipe da Silva; CAVALCANTI NOVAES, Renato; DE CASSIO COSTA TELLES, Silvio. As representações sociais da educação física na formação docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14840, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14840. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14840. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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