Monitoramento e avaliação da educação em Itapetininga/SP

entre diretrizes e resultados

Autores

  • Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais
  • Daniele Xavier Ferreira Giordano UFSCar-Universidade Federal de São Carlos
  • Paulo Gomes Lima UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16011

Palavras-chave:

Monitoramento, Avaliação, Plano Municipal de Educação

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as diretrizes para a avaliação e monitoramento dos Planos Municipais de Educação (2015-2025), a partir das orientações e direcionamentos do Plano Nacional da Educação, instituído pela Lei 13.005/2014 e sua ressonância no município de Itapetininga/SP. Utilizou-se da pesquisa documental, tendo como referência os documentos disponibilizados na plataforma PNE em Movimento (2014). O estudo identificou uma variedade de materiais disponibilizados para a utilização das equipes responsáveis e sociedade em geral. O município de Itapetininga preencheu a Adesão à Assistência Técnica, inseriu a Agenda de Trabalho, porém, não foram localizados os Relatórios dos Ciclos de Monitoramento e Avaliação que demonstram os resultados conclusivos quanto ao processo.

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Biografia do Autor

Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais

Doutora em Educação pela UFSCar. Coordenadora do curso de Pedagogia e docente na Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG.

Daniele Xavier Ferreira Giordano, UFSCar-Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.

Paulo Gomes Lima, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela UNESP. Professor Associado IV da UFSCar-campus Sorocaba-SP.

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Publicado

2024-01-22

Como Citar

RIBEIRO, Elidia Vicentina de Jesus; GIORDANO, Daniele Xavier Ferreira; LIMA, Paulo Gomes. Monitoramento e avaliação da educação em Itapetininga/SP: entre diretrizes e resultados. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16011, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16011. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16011. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

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