Da lógica argumentativa à legitimidade da expertise

a agenda regional para a infância latino-americana e caribenha (2000-2020)

Autores

  • Camila Maria Bortot Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Elisângela Alves da Silva Scaff Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16457

Palavras-chave:

Políticas Educacionais para Infância, Organismos Multilaterais, Experts, América Latina

Resumo

Este artigo busca analisar a organização da expertise de Organismos Multilaterais (OM) regionais sobre as políticas educacionais para a infância na América Latina e Caribe, no interregno de 2000-2020. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e documental, desenvolvida por meio de consulta à página eletrônica dos repositórios dos seguintes OM: Banco Mundial, Banco Ibero-Americano de Desenvolvimento, Organização das Nações Unidas, Organização dos Estados Americanos e Organização dos Estados Ibero-Americanos. Os resultados do estudo apontam para controle simbólico convergente de homogeneização, cooperação e aconselhamento da padronização de políticas intersetoriais e interinstitucionais. Nesse sentido, criou-se, por meio da lógica argumentativa à legitimidade da expertise, uma agenda de reprodução da infância como etapa promotora de custo-efetividade para as reformas educacionais atuais, em que a participação do setor privado é amplamente destacada.

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Biografia do Autor

Camila Maria Bortot, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-doutoranda em Educação pela UFPR. Professora da Universidade Estadual de Maringá

Elisângela Alves da Silva Scaff, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação pela USP, com pós-doutoramento pela mesma instituição. Professora Associada da Universidade Federal do Paraná, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o Núcleo de Políticas Educacionais (NUPE) e é coordenadora da Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG) e da Rede Internacional de Pesquisa "Pontes Lusófonas".  

 

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

BORTOT, Camila Maria; SCAFF, Elisângela Alves da Silva. Da lógica argumentativa à legitimidade da expertise: a agenda regional para a infância latino-americana e caribenha (2000-2020). Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e16457, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16457. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16457. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas

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