Da educação idealizada à educação possível mediante a diversidade da(s) realidade(s) brasileira(s)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16496

Palavras-chave:

UNESCO, objetivo de desenvolvimento sustentável 4 (ODS4), meta IV do plano nacional de educação, educação de qualidade, inclusão

Resumo

É consenso global e nacional a necessidade de reinvenção coletiva para promoção de um futuro mais justo e sustentável e a educação tem importância primordial nesse processo. Para transformar escolas em locais educacionais protegidos, inclusivos, promotores de equidade, bem-estar individual e coletivo, é preciso repensar a educação atual para transformar o mundo em um lugar mais justo, equitativo e sustentável. Os desafios de implementação e aprimoramento educacional são proporcionais a diversidade da realidade brasileira. O trabalho em questão se propõe a realizar uma pesquisa documental acompanhando o estabelecimento das metas brasileiras e suas estratégias. Por meio de um estudo comparativo identificamos as estratégias descritas no contexto mundial a partir das diretrizes da UNESCO em relação às nacionais, descritas nos indicadores brasileiros dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) e finalmente, associamos a inclusão, prevista na Meta IV do Plano Nacional de Educação. Concluímos que as metas brasileiras estão alinhadas às proposições globais, com as devidas adequações mediante seus recursos econômicos, políticos e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Moreira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR). Pós-graduada em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduada em Psicologia (PUCPR). Integrante do grupo de estudos sobre autismo da Universidade Federal Fluminense (NEPA). Atuação na área de Psicologia Clínica e Psicomotricidade Relacional no âmbito clínico e no Programa de Enriquecimento de Ambiente da Associação Caminho Azul.

Diana Negrão Cavalcanti, Universidade Federal Fluminense

Professora da Universidade Federal Fluminense.. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros da UFF (PBMAC - 2023 - 2027). Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Bioquímica, mestre em Química Orgânica e doutorado em Química Orgânica. Pós doutorado em Biologia Marinha (bolsista PRODOC/CAPES - UFF), pesquisador visitante (Fiocruz), bolsista PNPD (UFF) e ex-Professora Adjunto A no Instituto do Mar da UNIFESP, campus Baixada Santista (2013). Desde 2014 é Professora da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e na Pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), onde foi coordenadora (2018-2022). Tem experiencia na formação de recursos humanos, orientando alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Biologia Marinha, biotecnologia marinha (com enfase em Química dos Produtos Naturais de algas marinhas, técnicas cromatográficas e espectroscópicas, bioprospecção, dereplicação e biossintese) e em Ensino (com ênfase em Transtorno do Espectro do Autismo). Tem projetos de pesquisa na área de Biodiversidade e na área do Autismo. Tem projetos de extensão com o tema Algas Marinhas e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo (NEPA). É membro fundador da Associação Caminho Azul, instituição civil sem fins lucrativos que atua nas vertentes da assistencia, desenvolvimento científico e clinico do Autismo, onde exerce a função de vice-presidente.

Kamila Castro Grokoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em nutrição pediátrica, Mestre e Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFRGS. Possui experiência clínica no atendimento nutricional de pacientes pediátricos e neuropediatricos (Transtorno do Espectro Autista, Epilepsia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e atrasos do desenvolvimento neurológico). Atuou como pesquisadora em Instituições nacionais e internacionais, desenvolvendo projetos clínicos e experimentais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nos últimos anos, suas pesquisas, tiveram como foco o Transtorno do Espectro do Autismo e os aspectos nutricionais, como comportamento alimentar e composição corporal. Atua na coordenação do Grupo de Pesquisa de Neuropediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e participa como pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Autismo (NEPA) da Universidade Federal Fluminense. Atualmente atua como como Nutricionista na Polaris Autismo Integrativo, Coordenadora do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Instituto Priorit e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Web of Science ResearcherID: M-2068-2015, h-index= 13.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. UNESCO. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/encceja-2/480-gabinete-do-ministro-1578890832/assessoria-internacional-1377578466/20747-unesco Acesso em: 05 out. 2022.

BRASIL. Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Site operado em conjunto pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pela Secretaria Especial de Articulação Social Disponível em: https://odsbrasil.gov.br Acesso em: 05 out. 2022.

BRASIL. INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Plano Nacional de Educação – LEI N° 13.005/2014 PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF: Inep, 2015. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em: 08 out. 2022.

BRASIL. INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Índice de Desenvolvimento de Educação Básica. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb. Acesso em: 15 out. 2022.

BRASIL. UNESCO. Educação 2030 no Brasil. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/education-2030-brazil Acesso em: 05 out. 2022.

BRASIL. Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: http://www.http://pne.mec.gov.br/ Acesso em: 08 out. 2022.

BRASIL, Ministério da Educação / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/ SASE). Planejando a Próxima Década: Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_ conhecendo_20_metas.pdf.

Acesso em: 08 out. 2022.

CASTILLO, S. Resenha do texto Reimaginar Juntos Nuestros Futuros: Un nuevo contrato social para la educación. 2021.Disponível em: https://oidel.wordpress.com/2021/12/16/reimaginar-juntos-nuestros-futuros-un-nuevo-contrato-social-para-la-educacion/ Acesso em: 08 Out. 2022.

COSSETIN, M.; DOMICIANO, C.; FIGUEIREDO, I. (2021). A UNESCO E A DECLARAÇÃO DE INCHEON: O Protagonismo Do Setor Privado Na Agenda Mundial Para Educação 2030. Revista Educere Et Educare, Vol. 15, N. 37 (2020) Out/Dez. 2020. Ahead of Print. DOI: 10.17648/ educare.v15i37.24389 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/349399464_A_UNESCO_E_A_DECLARACAO_DE_INCHEON_O_PROTAGONISMO_DO_SETOR_PRIVADO_NA_AGENDA_MUNDIAL_PARA_EDUCACAO_2030 Acesso em: 05 out. 2022.

FERNANDES, E. DELOU. C. Planos Municipais de Educação do Rio De Janeiro: Análise Comparativa da Meta IV do Plano Nacional de Educação. Hypatia: Rio de Janeiro, 2021. Vol. 1

FERREIRA, A., MADEIRA, L. Análise do PME e do Relatório de Monitoramento do Município de Duas Barras: Enfoque Na Meta 4 do PNE. In: Planos Municipais de Educação do Rio De Janeiro: Análise Comparativa da Meta IV do Plano Nacional de Educação. Hypatia: Rio de Janeiro, 2021. Vol. 1

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA. Disponível em: IBGE | Portal do IBGE | IBGE Acesso em: 15 out. 2022

UNESCO; Boadilla del Monte. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação: Fundación SM, 2022. ISBN: 978-65-86603-23-1 (digital) Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115.locale=en Acesso em: 05 out. 2022.

UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de aprendizagem. Educação 2030. Publicado em 2017 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 7, place de Fontenoy, 75352 Paris 07 SP, França, e Representação da UNESCO no Brasil. © UNESCO 2017 ISBN: 978-85-7652-218-8 Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ Acesso em: 08 out. 2022.

UNDP. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. 2015 Disponível em: https://www.undp.org/sustainable-development-goals Acesso em: 08 out. 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

OLIVEIRA, Caroline Moreira de; CAVALCANTI, Diana Negrão; GROKOSKI, Kamila Castro. Da educação idealizada à educação possível mediante a diversidade da(s) realidade(s) brasileira(s): . Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16496, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16496. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16496. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Debates

Artigos Semelhantes

<< < 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.