Mulheres nas ciências da natureza

desafios na construção de carreira científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16533

Palavras-chave:

Mulheres, Ciências exatas, Carreira científica

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo discutir os principais desafios enfrentados por mulheres na construção de carreira nas Ciências da Natureza, especificamente nas subáreas de Matemática e Física. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica nas principais abordagens teóricas, com o intuito de identificar os obstáculos mais impactantes que as mulheres encontram ao escolher, ingressar e progredir em carreiras nesses domínios científicos. Os resultados, evidenciam a persistente desigualdade experimentada pelas mulheres nos ambientes acadêmicos e profissionais, destacando a necessidade contínua de medidas e políticas públicas que promovam a igualdade de condições e apaziguem os múltiplos obstáculos enfrentados por elas na construção de carreira científica.

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Biografia do Autor

Evelym Chaves Meireles, Universidade Federal do Tocantins

Possui Licenciatura em Ciências: Matemática e Física pela Universidade Federal do Amazonas (2019), Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa(2022), Especialização em Docência do Ensino Superior e em Metodologias para o Ensino de Matemática e Física pela Faculdade Dom Alberto (2019) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase na formação de professores de Matemática e Física. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Associação Plena em Rede - EDUCANORTE) na Universidade Federal do Tocantins.

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Ciências e Matemática, Especialista em Informática e Sistemas de Informação pela Universidade de Sorocaba, Mestre em Educação pela Uniso e Doutora em Educação pela Unimep com estágio Pós-Doutoral em Educação pela UEPA. Trabalhou como Professora efetiva no Ensino Fundamental e Médio pelo Estado de São Paulo (1991 - 2003), docente da Universidade de Sorocaba (2002 - 2009), aprovada como Supervisora de Ensino do Estado de São Paulo (2008). Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Tocantins, leciona e orienta no curso de pedagogia, no mestrado em educação na linha de pesquisa: currículo, formação de professores e saberes docentes e no doutorado em Educação na Amazônia (Rede Educanorte). Participa da Red Iberoamericana de Docentes IBERTIC (OEI), Editora Associada da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE - Scielo) e associada a ANPED (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação) - GT Educação Especial. Coordena o grupo de pesquisa Formação de Professores: Fundamentos e Metodologias de Ensino (FORPROF). Pesquisa sobre a Educação Matemática, principalmente, em hospitais e escolas.

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Publicado

2024-02-08

Como Citar

MEIRELES, Evelym Chaves; ROLIM, Carmem Lucia Artioli. Mulheres nas ciências da natureza: desafios na construção de carreira científica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16533, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16533. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16533. Acesso em: 30 dez. 2024.

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