A alfabetização de crianças da escola para vida

a avaliação SAESE e SAEB sobre a iniciação da leitura e da escrita no estado de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17954

Palavras-chave:

Avaliações educacionais SAESE, SAEB e Censo Escolar, Discriminação e preconceitos regionais, Alfabetização no estado de Sergipe

Resumo

Neste estudo, pretende-se analisar e estabelecer conexões entre o SAESE, SAEB e Censo Escolar, a fim de realizar um estudo qualitativo dos seus indicadores entre o período de 2021 a 2024. Para tal, reflete-se sobre as questões históricas que alicerçam a discriminação e o preconceito por entender que os impactos decorrentes da cultura estão representados nos resultados das avaliações locais e nacionais dos diferentes estados da federação. Nesse sentido, parte-se do entendimento que a escolarização das crianças em anos iniciais deve levar em consideração aos contextos sociais, históricos e políticos, de modo que as políticas educacionais de um currículo comum não reforcem as desigualdades, ao contrário, fortaleçam o princípio democrático da equidade regional e nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Mary de Andrade Nunes, Universidade Federal de Sergipe.

Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe. Associada à Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF) e na Associação Nacional pela Formação dos profissionais da Educação (ANFOPE); Integrante da RedeAlfa cadastrada no Diretório do CNPQ. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Relações de Saberes e Subjetividades: Alfabetização, Linguagens e Trabalho (RESSALT), cadastrado no Diretório do CNPQ desde 2018.

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do resultado do SAEB 2019. Brasília, DF: INEP, 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório dos resultados do SAEB 2017. Brasília, DF: INEP, 2019.BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema de Avaliação da Educação Básica/Avaliação Nacional da Alfabetização. Brasília, DF: INEP, 2017.

MACEDO, Maria. do S. A.N.; CARDOSO, Adelma. L. J. Condições da Alfabetização no Pós-pandemia no Brasil: resultados de uma pesquisa em rede. In: MACEDO, M. do S. A. N. Et. al (org.). Retratos da alfabetização no pós-pandemia: resultados de uma pesquisa em rede. Curitiba: CRV, 2024; CRV, 202, p. 19-29.

NOGUEIRA, G. M.; LAPUENTE, J. S. M. Tempo de Aprender: um desserviço

para a alfabetização no Brasil. Revista Brasileira de Alfabetização, nº16 (Edição Especial), 2022, p. 117-132.

SANTOS, A. C.; SANTOS, J. N., Alfabetização na região nordeste em foco: panorama do retorno pós-pandemia. In: MACEDO, Maria. do S. A. N. Et. al (org.). Retratos da alfabetização no pós-pandemia: resultados de uma pesquisa em rede. Curitiba: CRV, 2024, p. 49-63.

SERGIPE. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SERGIPE [SAESE]. Sergipe, SAESE, 2023.Disponível em: https://saese.cesgranrio.org.br/indicadores. Acesso em: 28 de julho de 2024.

SERGIPE. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SERGIPE [SAESE]. Sergipe, SAESE, 2021.Disponível em: hƩ ps://saese.cesgranrio.org.br/devoluƟ vas. Acesso em: 15 de maio de 2022.

SCHMIDIT, J. P. Para estudar Políticas Públicas: aspectos conceituais, metodológicos e abordagens teóricas. Revista de Direito, Santa Cruz do Sul, vol. 3, n. 56, 2018, p. 119-149.

NUNES, S. M. A.; SOUZA, V. dos R. M. Múltiplas interfaces da iniciação à leitura e à escrita: processo de ensino e de aprendizagem em escolas públicas do estado de Sergipe. Série-Estudos, Campo Grande/MS, v. 28, n. 64, set./dez. 2023, p. 89-109.

NUNES, S. M. A. A educação nos anos iniciais das Escolas Fundamentais para subcidadania das ruas. AQUINO, Zilda Gaspar Oliveira de; GONÇALVES SEGUNDO, Paulo Roberto; PINTO, Maria Alexandra Guedes (org)s. In: Argumentação e Discurso: fronteiras e desafios. São Paulo: FFLCH/USP,2020, p. 322-340.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SORDI, M. R. L. de; LUDKE, M. Da avaliação da aprendizagem à avaliação Institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação, Campinas, v. 14, n. 2, p. 253-66, jul. 2009.

UNESCO. Educação 2030: declaração de Incheon e Marco de Ação, rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. Brasília, DF: UNESCO, 2016.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

NUNES, Suzana Mary de Andrade. A alfabetização de crianças da escola para vida: a avaliação SAESE e SAEB sobre a iniciação da leitura e da escrita no estado de Sergipe. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17954, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17954. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17954. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.