Diálogo entre Universidade e Escola

contribuições de um produto educacional para a prática pedagógica em Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18418

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Complexidade, Transdisciplinaridade, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Produto Educacional

Resumo

A discussão sobre a importância da relação entre a pesquisa e a Educação Básica encontra-se presente em importantes debates sobre a qualidade da educação no que diz respeito em especial à formação e prática docente. Ao ampliar a conexão entre o mundo acadêmico e a escola, este estudo possibilitou a elaboração e validação de um Produto Educacional (PE) em Educação Ambiental (EA). A dissertação que deu origem ao PE buscou responder a pergunta: como adotar uma perspectiva crítica de EA com estudantes dos anos iniciais da Educação Básica? A pesquisa de abordagem qualitativa teve como objetivo desenvolver e avaliar um material paradidático em EA na perspectiva da Complexidade a partir do diálogo com as teorias de Piaget e Vygotsky. Para tanto realizou-se grupos focais com professoras no momento de pré-elaboração do PE e após a elaboração, uma avaliação do produto por professores Os resultados revelaram que o material oferece a possibilidade de um trabalho transdisciplinar com a EA enriquecido pelas contribuições de Piaget e Vygotsky para adequação em relação às características das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

KATAOKA, Adriana Massaê; PEDROSO, Daniele Saheb; PERETIAKO, Jocimara. Diálogo entre Universidade e Escola: contribuições de um produto educacional para a prática pedagógica em Educação Ambiental. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18418, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18418. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18418. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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