Diálogo entre Universidade e Escola
contribuições de um produto educacional para a prática pedagógica em Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18418Palavras-chave:
Educação Ambiental, Complexidade, Transdisciplinaridade, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Produto EducacionalResumo
A discussão sobre a importância da relação entre a pesquisa e a Educação Básica encontra-se presente em importantes debates sobre a qualidade da educação no que diz respeito em especial à formação e prática docente. Ao ampliar a conexão entre o mundo acadêmico e a escola, este estudo possibilitou a elaboração e validação de um Produto Educacional (PE) em Educação Ambiental (EA). A dissertação que deu origem ao PE buscou responder a pergunta: como adotar uma perspectiva crítica de EA com estudantes dos anos iniciais da Educação Básica? A pesquisa de abordagem qualitativa teve como objetivo desenvolver e avaliar um material paradidático em EA na perspectiva da Complexidade a partir do diálogo com as teorias de Piaget e Vygotsky. Para tanto realizou-se grupos focais com professoras no momento de pré-elaboração do PE e após a elaboração, uma avaliação do produto por professores Os resultados revelaram que o material oferece a possibilidade de um trabalho transdisciplinar com a EA enriquecido pelas contribuições de Piaget e Vygotsky para adequação em relação às características das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
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