As concepções de formação continuada do plano municipal de educação de Criciúma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp583-604

Palavras-chave:

Formação continuada, Docentes, Concepções teóricas, Plano de educação

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar as concepções de formação continuada expressas no Plano Municipal de Educação (PME) de Criciúma, aprovado pela Lei n° 6.514, em 1º de dezembro de 2014. O trabalho está estruturado em três partes: a primeira destina-se à contextualização histórica e legal dos planos de educação; a segunda aborda as concepções teóricas de formação continuada a partir de autores como Tardif e Lessard (2014), Gatti (2008), Magalhães (2019), Nóvoa (2009; 2017), Wagner e Cunha (2019) e Shiroma (2003a; 2003b); e a terceira parte, utilizando-se da análise documental, dedica-se ao estudo das metas e estratégias do PME de Criciúma, que versam sobre a formação continuada de docentes. A análise permitiu identificar a presença de alguns aspectos críticos e humanísticos no PME, mas prevalecem as concepções teóricas de formação continuada com caráter objetivo e tecnicista, que visam a instrumentalizar os professores para atender a demandas específicas e atreladas à superação de índices quantitativos.

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Biografia do Autor

Gislene dos Santos Sala, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Licenciada em Artes Visuais (UNESC) e Pedagogia pela Faculdade da Lapa (FAEL), Doutoranda em Educação (PPGE/UNESC). Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNESC). Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação (Criciúma/SC, Brasil)

Morgana Bada Caldas, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Bacharela em Direito (UNESC). Professora no curso de Direito (UNESC), Criciúma, SC, Brasil. Doutoranda em Educação (PPGE/UNESC). Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNESC)

Ricardo Luiz de Bittencourt, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação (PPGE/UFRGS). Graduado em Pedagogia pela União das Faculdades de Criciúma (UNIFACRI) e Filosofia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Especialista em Fundamentos da Educação e em Fundamentos Psicopedagógicos do Ensino pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da (UNESC), Criciúma, SC, Brasil. Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores e editor da Revista Saberes Pedagógicos do curso de Pedagogia (UNESC)

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

SALA, Gislene dos Santos; CALDAS, Morgana Bada; BITTENCOURT, Ricardo Luiz de. As concepções de formação continuada do plano municipal de educação de Criciúma. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 583–604, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp583-604. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12651. Acesso em: 22 dez. 2024.

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