Narrativas reflexivas de docentes sobre formação e atuação na educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18425

Palavras-chave:

Narrativas Reflexivas, Educação Especial, Escola Municipal

Resumo

A construção de uma sociedade democrática e inclusiva viabilizar-se-á quando professores e estudantes se comprometerem com o atendimento à diversidade que a constitui. Este estudo tem como eixo temático a educação inclusiva. Objetiva analisar o papel dos professores que atuam na Educação Especial na rede municipal de Maceió nos processos de ensino e aprendizagem, formas de integração, inclusão e comunicação evidenciadas no registro de suas narrativas reflexivas. A ideia central surge como parte de um movimento no grupo de pesquisa Prática de Aprendizagem Integradora e Inovadora – PAII, e da necessidade dos registros das vozes dos professores e, em seguida, entrevistados que atuam na educação especial. Em se tratando da metodologia adotada a mesma está fundamentada na Pesquisa Qualitativa. A pesquisa ocorreu com 7 (sete) professores de escolas da rede municipal da cidade de Maceió - AL. Foram utilizados como instrumentos a entrevista estruturada através de formulário eletrônico, e, em seguida, registros das narrativas dos entrevistados em portfólios individuais das pesquisadoras. A análise dos dados fundamentou-se nas publicações dos pesquisadores da área de Narrativas Reflexivas Profissionais e Educação Especial. Os resultados evidenciam que, apesar das limitações na formação inicial, os professores da educação especial demonstram comprometimento e resiliência. A formação continuada, o domínio das legislações inclusivas e políticas públicas eficazes são apontados como essenciais para a melhoria das práticas pedagógicas e para a efetivação de um ensino verdadeiramente inclusivo. Contudo, a insuficiência de recursos e a falta de suporte institucional permanecem como barreiras significativas para o avanço da educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Samyra Bytthyan De Melo Zeferino, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/ PPGE)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas

Maria Aparecida Pereira Viana, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas

Professora do Programa de Pós- Graduação em Educação/ Educação da Universidade Federal de Alagoas; Doutora em Educação -pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Referências

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

ZEFERINO, Samyra Bytthyan De Melo; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Narrativas reflexivas de docentes sobre formação e atuação na educação inclusiva. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18425, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18425. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18425. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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