A Ciência Forense como um campo de conhecimento potencialmente transdisciplinar
uma pesquisa de representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18430Palavras-chave:
Complexidade, Aprendizagem significativa, Educação em Ciências, Ensino de CiênciasResumo
A pesquisa, de natureza quali-quantitativa, visa identificar a organização do conhecimento do campo da Ciência Forense a partir das representações sociais externalizadas por estudantes do Ensino Médio. O marco teórico da pesquisa é a Teoria das Representações Sociais, em articulação com tópicos da Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria da Autopoiese e Teoria do Pensamento Complexo. A constituição de dados foi realizada a partir da associação livre de palavras de 283 estudantes ao conceito indutor Ciência Forense. O cálculo da estereotipia das associações resultou em 27,3%, apontando que a estrutura da representação social analisada indica o conhecimento do grupo sobre o conceito. Além disso, a estrutura, obtida a partir da análise prototípica, revelou que a representação social externalizada pelos estudantes indica que a Ciência Forense é um campo de conhecimento que investiga crimes envolvendo cadáveres a partir de diferentes elementos e técnicas. Assim, a pesquisa evidenciou que o campo de conhecimento investigado possui potencial para ser abordado de forma transdisciplinar a partir do reconhecimento de que isto é coerente com a representação social que os estudantes possuem sobre a Ciência Forense.
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