DIFERENTES CENÁRIOS E REPRESENTAÇÕES DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA BRASILEIROS E FRANCESES

Autores

  • Elisângela Bastos de Melo Espindola Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Licia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p278

Palavras-chave:

Competência profissional docente. Representações sociais. Professores de matemática.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar as representações sociais de professores brasileiros e franceses de sua competência profissional docente. O quadro teórico-metodológico da pesquisa está baseado na Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1976).  O estudo foi organizado em três etapas: aplicação de teste de associação livre de palavras sobre competência para ensinar; hierarquização de itens; teste de verificação do núcleo central e entrevistas. Para tanto, contamos com a colaboração de 146 professores de matemática brasileiros e 136 professores franceses. Dentre os resultados, destacamos a competência profissional docente a partir de representações centradas em diferentes dimensões: cognitiva, afetivo-motivacional, ético-política e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Bastos de Melo Espindola, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco no Departamento de Educação. Área Métodos e Técnicas. Doutora em Educação pela UFPE. Doutora em Sciences de l'Education pela Université Claude Bernard - Lyon 1.

Licia de Souza Leão Maia, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco do Centro de Educação.  Doutora em Sciences de L'Education - Université de Paris V (Sorbonne). Atua nos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Matemática e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2018-04-29

Como Citar

ESPINDOLA, Elisângela Bastos de Melo; MAIA, Licia de Souza Leão. DIFERENTES CENÁRIOS E REPRESENTAÇÕES DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA BRASILEIROS E FRANCESES. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 278, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p278. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3036. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.