Impactos da Educação Profissional na prática docente de professores de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p416-430

Palavras-chave:

Formação continuada. Saberes docentes. Ensino de Ciências.

Resumo

Este artigo apresenta a dinâmica de um curso qualificação profissional docente, ofertado pelo Instituto Federal Catarinense, para professores de Ciências e Matemática, que lecionam em escolas públicas do Alto Vale do Itajaí (SC). A instrumentação para o Ensino de Ciências foi o eixo central, buscando articular teoria e prática com foco no saber e saber fazer. Os participantes implementaram uma Proposta Pedagógica Integradora (PPI) nas escolas, as quais foram socializadas e entregues na forma de resumo expandido. Sete resumos foram submetidos à análise de conteúdo. Como resultados, houve a constatação da presença de mais de uma disciplina nos trabalhos e identificação de temas trabalhados no curso, evidenciando a transição de conteúdos estudados para o âmbito da docência.

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Biografia do Autor

Angelisa Benetti Clebsch, Instituto Federal Catarinense (IFC)

É licenciada em Física (UNIJUÍ, 1993), Especialista em Física (UNIJUÍ, 1996), Mestre em Ensino de Física (UFRGS, 2004), Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2018).

Atua como docente de Física desde 1995 e no Ensino Superior desde 2010. Atua na formação de professores de Física no Instituto Federal Catarinense, campus Rio do Sul.

Realiza pesquisas sobre saberes docentes e ensino aprendizagem de Física.

Otávio Bocheco, Instituto Federal Catarinense (IFC)

É licenciado em Física (UFSC, 2002), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC, 2011) e cursa doutorado em Educação Científica e Tecnológica.

É professor de Física no Ensino Médio desde 2001. Em 2011 ingressou no Instituto Federal Catarinense, onde passou a atuar também em cursos superiores e na formação de professores de Física.

 

Maíra Adriana Hillesheim Hoepers, Escola de Educação Básica Roberto Moritz (EEB Roberto Moritz)

É licenciada em Física pela Instituto Federal Catarinense (IFC, 2016). Cursa graduação em Licenciatura em Química (UNIASSELVI).

Atua como professora de Física em escolas de Ensino Médio desde 2015. Eventualmente leciona também Química e Biologia no Ensino Médio.

No IFC foi bolsista em projetos de Extensão e do PIBID.

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

CLEBSCH, Angelisa Benetti; BOCHECO, Otávio; HOEPERS, Maíra Adriana Hillesheim. Impactos da Educação Profissional na prática docente de professores de Ciências. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 416–430, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p416-430. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6764. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil"

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